Iniciativa facilita o diagnóstico e tratamento da doença
O secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, destaca a importância da iniciativa. “Estamos aqui, no Benedito Bentes, para dar visibilidade à necessidade das pessoas procurarem atendimento em casos de suspeita de hanseníase. Essa doença não é percebida no início, mas é importante que as pessoas, ao notarem lesões na pele, procurem ajuda. Estamos aqui com cinco consultórios e médicos especialistas, que estão fazendo diagnósticos e encaminhando para o tratamento. A hanseníase tem cura e ao começar a usar os remédios, essa pessoa não transmite mais a doença, por isso, não se deixem levar por estigmas e preconceitos”, explica.
Já a responsável técnica do programa de Controle da Hanseníase de Maceió, Vânia Bernardino, revela o objetivo deste trabalho itinerante de combate à Hanseníase.
“O Roda-Hans visa dar visibilidade ao combate à Hanseníase, além de capacitar os profissionais, divulgar os principais sinais e sintomas, a forma de transmissão e também orientar sobre o tratamento. Chegando aqui, a população vai ter a possibilidade de fazer o exame de pele e dos nervos, caso seja confirmado, já começa a tomar a medicação, que é composta de três antibióticos que vão ser administrados na hora e a pessoa leva uma parte para continuar o tratamento em casa. O paciente já recebe o encaminhamento para dar continuidade ao tratamento em uma unidade mais próxima de sua residência”, informa.
A técnica também reforçou que está sendo oferecido o teste rápido para os contatos de pessoas que convivem com os pacientes diagnosticados com hanseníase. “É importante que essas pessoas que convivam com pacientes, mesmo não tendo a doença, compareçam na ação para fazer o teste rápido”, orienta Vânia.
A aposentada Maria Quitéria falou sobre o atendimento que recebeu na carreta Roda-Hans. “Eu vi o anúncio na televisão e gostei muito do atendimento. O pessoal é muito atencioso, estou com uma alergia na pele e recebi o atendimento do médico, foi muito bom, vou avisar para meus vizinhos. Ajuda demais um trabalho como esse, que tenha mais vezes”, contou.
Casos da doença
O Brasil é o segundo País do mundo com o maior número de casos de hanseníase. A doença é registrada em todos os estados e municípios. Diante deste cenário, o Ministério da Saúde segue realizando o atendimento itinerante para combater essa doença, assim como as unidades básicas de saúde do Município, as quais estão aptas para acolher os pacientes e realizar o diagnóstico e o tratamento.