publicidade

“Havia um apagão em relação a obras de encostas”, afirma JHC

Prefeito JHC vistoriou durante toda esta semana obras de contenção de encosta espalhadas por Maceió
“Havia um apagão em relação a obras de encostas”, afirma JHC
Prefeito JHC com o morador Elias, na Travessa Campo Alegre, no Vale do Reginaldo. Morador comemora chegada das obras das encostas na comunidade. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Em visita às obras de contenção na Travessa Campo Alegre, no Vale do Reginaldo, e na Grota da Macaxeira, no Jacintinho, nesta sexta-feira (14), o prefeito de Maceió, JHC, afirmou que a capital alagoana vivia um apagão com as obras de encostas.

JHC visitou durante toda a semana as obras de contenção e proteção de barreiras de Maceió. O gestor relembrou que quando iniciou a gestão não foi encontrado nenhum projeto ou licitação para a execução das obras.

“Fizemos tudo do zero. Não tinha nenhum projeto, nenhuma licitação, mostrando que antes Maceió vivia um total apagão de obras de encostas. Usamos várias tecnologias para a contenção, a depender de cada encosta. E temos obras por toda a cidade, porque somos uma cidade só, somos a cidade de todos nós”, disse JHC.

O prefeito ressaltou que o cuidado da gestão é com as pessoas. “Muitos políticos gostam de fazer obras que as pessoas veem e aqui é uma obra que ninguém vê, mas é fundamental para a sustentabilidade da nossa cidade. A gente está cuidando das pessoas, da nossa cidade, onde as pessoas realmente precisam. Hoje a gente vive outra realidade”, expôs JHC.

Na Travessa Porto Alegre, no Vale do Reginaldo, está sendo feita a obra de contenção definitiva da barreira. No local a insegurança dos moradores começou com uma erosão, e a partir disso, os moradores começaram a retirar parte da barreira para fazer obras.

“Vamos recompor o que foi retirado para dar total segurança às famílias que vivem aqui. Aqui vai ter uma escadaria drenante, que vai descer e será canalizada por uma drenagem, que vai diminuir o ritmo da água. O concreto segura 100% a barreira e a gente faz a contenção completa”, explicou o prefeito JHC.

“Vamos ficar tranquilos” – Elias Batista da Silva é aposentado e mora no Vale do Reginaldo há 30 anos. Ele conta da felicidade em ver a obra chegar perto de sua casa e se sentir seguro. “Antes de fazer a encosta era uma preocupação. Às vezes tinha deslizamento e a gente ficava em alerta. E agora com a obra vamos ficar mais tranquilos, vamos dormir sossegados. Deus colocou as pessoas certas, no momento certo”, contou o morador.

Investimentos – Nas encostas da Travessa Campo Alegre, no Vale do Reginaldo e na Grota da Macaxeira, no Jacintinho, estão sendo investidos mais de R$ 3,5 milhões nas obras de contenção. Ao total, serão executadas obras em 45 pontos da capital, o que totaliza em R$150 milhões em investimentos.

Com as obras, a Prefeitura de Maceió reduziu em 60% as ocorrências no período de chuvas. De janeiro a junho de 2023 foram registradas 877 ocorrências, enquanto 2021 registrou 2.274 e 2022 2.178, no mesmo período, conforme atestam dados da Defesa Civil municipal.