publicidade

Pesquisar

“O Governo do Estado precisa fazer sua parte”, afirma prefeito JHC durante inspeção às obras de contenção de encostas em Maceió

Para JHC, a tromba d’água que deságua na capital e causa transtornos à população poderia ser evitada com obras de barragens em Alagoas

Durante visita às obras de contenção de encostas no Conjunto Morada dos Palmares, no Tabuleiro dos Martins, o prefeito JHC responsabilizou o Governo de Alagoas por transtornos causados com as chuvas em Maceió e que poderiam ser evitado com a execução de obras de barragem ao longo do Vale do Paraíba e do Mundaú. Para minimizar os danos à população, a Prefeitura de Maceió está investindo R$ 150 milhões em cerca de 45 obras de contenção de encostas, entre intervenções definitivas e aplicação de geomantas.

 

Para o prefeito JHC, enquanto o Estado não fizer obras definitivas, como as que a Prefeitura de Maceió tem realizado na capital, o resultado vai ser sempre o mesmo. “A gente tem que responsabilizar quem devia ter feito, porque quem sofre é a população. O Governo do Estado precisa fazer a sua parte, como as obras de barragem ao longo do Vale do Paraíba e do Mundaú. Quando eu era deputado em 2011, já se falava nisso. Se passaram 12 anos e a gente ainda está vivendo os efeitos da enchente de 2010, devido à negligência e irresponsabilidade dos governantes que não fizeram essas obras. Essa tromba d’água deságua em Maceió e isso se repete”, denunciou.

 

Como trabalho de prevenção aos danos causados pelas fortes chuvas, a Prefeitura de Maceió já havia iniciado as obras definitivas de contenção das encostas com a metodologia de solo grampeado, que são grampos de aço usados como âncoras no talude para, em seguida, o local ser concretado. Em outros pontos, também utiliza a tecnologia de geocomposto de PVC, um revestimento seguro de longa durabilidade, que ainda recebe uma cobertura de concreto jateado, o que proporciona uma proteção duradoura e oferece segurança a quem mora em áreas de encostas.

 

“São obras grandiosas, que fazem bem a nossa população, sobretudo, a população que mais precisa. Isso aqui é uma tecnologia que ajuda a segurar o solo, temos o concreto grampeado, uma obra que não dá pra usar geomanta, tem que fazer uma obra com muita engenharia envolvida. E apesar do período de chuvas, a obra continua, é uma obra de fundamental importância. Se já tivesse sido feita lá atrás, nós teríamos conseguido recuperar algumas casas aqui. São tecnologias sustentáveis e alinhadas para que a gente possa entregar o melhor para Maceió”, garantiu o prefeito JHC.

 

*Outras ações preventivas*

Além das obras de contenção que estão em andamento, outros 190 pontos menos críticos receberam aplicação de lonas. Também foi realizado trabalho contínuo de desassoreamento de córregos, poda e supressão de árvores em áreas críticas, retirada de toneladas de lixo das redes de drenagens, evitando acidentes graves e maiores transtornos à população. Além disso, a Prefeitura de Maceió também retirou mais de 3 mil famílias da Orla Lagunar com a entrega de moradias dignas no Parque da Lagoa e também paga mais de 3 mil aluguéis sociais aos moradores que aguardam as chaves dos apartamentos que estão em construção.

 

*Força-tarefa durante as chuvas*

Para dar suporte e rápida resposta às demandas da população, a gestão municipal trabalha de forma integrada, mobilizando diversas secretarias e órgãos. Nesta segunda-feira (10), mais de 850 profissionais estão nas ruas trabalhando na reparação dos danos e transtornos provocados pelas chuvas.

 

A Prefeitura também está dando abrigo, alimentação e assistência médica às mais de 1.200 famílias que estão abrigadas em escolas da rede municipal e abrigos da Secretaria de Desenvolvimento Social. Somente entre sábado e domingo, foram fornecidas mais de 5 mil refeições aos desabrigados e desalojados pelas chuvas. Além disso, equipes de pronto atendimento foram mobilizadas para prestar auxílio e realizaram mais de 400 atendimentos médicos, dando todo apoio e suporte necessários para a população alojada nos abrigos.

VEJA TAMBÉM