publicidade

Pesquisar

Prefeitura de Maceió destaca-se com ações de inclusão para pessoas com deficiência

Durante o Massayó. Sol…Mar & Forró 2023, mais de 700 pessoas foram atendidas pelas ações inclusivas
Prefeitura de Maceió destaca-se com ações de inclusão para pessoas com deficiência
Foram realizados mais de 700 atendimentos inclusivos no São João de Maceió. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Durante o Massayó. Sol… Mar & Forró 2023, a Prefeitura de Maceió destacou-se ao promover uma das mais inclusivas festas juninas do Brasil. Foram mais de 700 pessoas atendidas com os recursos disponíveis em todos os polos, desenvolvidos  especialmente para atender todos os tipos de deficiência: visual, auditiva, intelectual e física.

“Além das festividades do São João, estamos empenhados na criação de novas iniciativas inclusivas, que visam facilitar a participação plena das pessoas com deficiência em diversas esferas da vida cotidiana”, informa a secretária da Semuc, Ana Paula Mendes.

Uma das ações inéditas implementadas foi a distribuição de fones redutores de ruídos. Os equipamentos beneficiam especialmente pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Desenvolvimento Opositivo (TODO), que são sensíveis a estímulos sonoros. Ao proporcionar um ambiente mais silencioso, os dispositivos garantem maior conforto auditivo para aqueles que possuem hipersensibilidade.

Michelle Jatobá aproveitou o evento ao lado de seu marido e dois filhos. Eles estão dentro do TEA e aproveitaram os shows de maneira confortável, graças aos fones redutores de ruído. “Foi o 1° São João de todos aqui de casa e conseguimos curtir bastante do nosso jeito, foi muito organizado”, ressalta.

Outros recursos importantes foram os banheiros acessíveis, equipados com uma estrutura adequada, que garantiram conforto e dignidade para todos durante as festas. O ambiente também contou com totens informativos, que possuíam versões em braile e QR Code com audiodescrição.

Os totens possuíam informações sobre a programação, serviços e outras orientações importantes sobre o evento. Além disso, todas as apresentações contaram com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“Tivemos um retorno significativo, com depoimentos de pessoas que se sentiram inseridas nesses espaços. E é isso, além de proporcionar  acessibilidade, devemos também inseri-los nos processos”, afirma Kliciany Martins, diretora da Semuc.

O São João inclusivo foi uma das primeiras ações da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), que tem como objetivo adotar medidas que reforcem o compromisso da atual gestão com uma sociedade mais justa e inclusiva.

VEJA TAMBÉM