Dados fazem parte do levantamento do Estudo de Impacto Econômico do São João Massayó
A pesquisa, que está em seu segundo ano consecutivo, mostrou que em 2023 o impacto direto do evento foi de R$ 289 milhões, enquanto o indireto ultrapassou os R$ 62 milhões. Para chegar a esses números, os pesquisadores classificaram quatro tipos de gastos relacionados ao evento: transporte; roupas e acessórios; embelezamentos; e alimentação. O comércio de roupas e acessórios liderou os indicadores, movimentando mais de R$ 114 milhões durante a programação, enquanto a venda de alimentos ficou com R$ 98,6 milhões. Embelezamento mexeu com aproximadamente R$ 59 milhões e transportes R$ 17,5 milhões. “Conseguimos consolidar o São João de Maceió como o maior e melhor entre os eventos juninos realizados no litoral. Além de um grande evento, temos as atrações do destino Maceió, que é o mais procurado do país. Isso para nós é muito importante, pois o turismo é nossa grande mola econômica”, afirmou o prefeito JHC.
Mais de 100 mil pessoas passaram por dia no Polo Jaraguá. Fotos: Alisson Frazão e Jonathan Lins/Secom Maceió
A pesquisa detalhou que 92% dos turistas que responderam ao questionário estiveram em Maceió especialmente para acompanhar o São João. A maior parte deles veio do interior do estado. Entre os que residem fora de Alagoas 8 estados foram emissores de visitantes: Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Outro indicador que chama a atenção é que a maior parte deles (66%) permaneceram na cidade por até 5 dias, aproveitando os horários sem shows para conhecer praias, shoppings e outras atrações e equipamentos.
Levantamento aponta que 92% dos turistas que responderam ao questionário estiveram em Maceió especialmente para acompanhar o São João
O polo Jaraguá contou com 250 barraqueiros cadastrados, que tiveram um faturamento médio diário de R$ 728,15. Para eles, os dias de evento significaram um aumento de até 40% no faturamento mensal da família. Com tanta
movimentação nas barraquinhas, supermercados, atacados e depósitos também obtiveram lucros importantes. Estabelecimentos localizados em bairros como Jacintinho, Serraria, Benedito Bentes e Cidade Universitária venderam produtos para os ambulantes, fazendo o dinheiro do São João circular por toda a cidade. Para se ter uma ideia do tamanho do São para o comércio, 87,7% dos empresários do Centro enxergaram a necessidade de aumentar os estoques de suas lojas para atender a demanda.