Equipes da Secretaria Municipal de Saúde fazem atendimento nos abrigos que acolhem as famílias desabrigadas e desalojadas na capital
Com mais de 110 profissionais do órgão e do Programa Saúde da Gente, a SMS está levando aos abrigos atendimentos médico, de enfermagem, curativos, dispensação de medicamentos, urgência básica, encaminhamento de pacientes em estado de saúde mais grave para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) – esses pacientes, quando estabilizados, retornam ao abrigo que estão.
Luiz Romero Farias, secretário de Saúde de Maceió, ressalta que graças ao empenho dos profissionais da Saúde, os maceioenses estão recebendo toda a assistência que precisam. “Nos nossos 14 abrigos estamos acolhendo as pessoas e oferecendo assistência médica, encaminhamento de casos graves para Unidades de Pronto Atendimento, vacinação, assistência social e todo o cuidado necessário que eles precisam”, afirma.
“É um momento bastante doloroso para todas essas pessoas que estão desabrigadas ou desalojadas. Porém, estamos tentando prestar todo apoio e solidariedade através da assistência em saúde. São crianças, adultos, idosos acamados e gestantes que precisam receber atendimento médico, além de todo o suporte que a Prefeitura de Maceió já está oferecendo para todas essas pessoas”, destacou a secretária-adjunta de Gestão em Saúde, Roberta Borges.
Mais de 1.200 famílias estão abrigadas em escolas da rede pública municipal de ensino e unidades de acolhimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes).
Abaixo, segue a lista desses locais onde os profissionais de saúde estão atuando:
– Escola Municipal Antídio Vieira (Trapiche da Barra);
– Escola Municipal Rui Palmeira (Vergel do Lago);
– CAIC Rita de Lira (Vergel do Lago);
– Escola Municipal Tarcísio de Jesus (Vergel do Lago);
– Escola Municipal Silvestre Péricles (Pontal da Barra);
– Creche Mestre Izaldino (Pontal da Barra);
– Escola Municipal Higino Belo (Farol);
– Escola Municipal João Feitosa e Creche Goiabeira (Rio Novo);
– Escola Municipal Padre Cabral (Fernão Velho);
– Casa de Passagem Familiar (Jaraguá).