Proprietários foram flagrados descumprindo o Código Municipal de Limpeza Urbana, que determina descarte correto de resíduos
No flagrante foi constatado que os resíduos descartados de forma irregular eram restos de construção civil e móveis inservíveis, que poderiam ser encaminhados para um Ecoponto, serviço ofertado de forma gratuita pela Prefeitura de Maceió.
O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, que acompanhou as abordagens, ressaltou a importância da ação e do mapeamento feito pela equipe da autarquia.
“Temos diversos pontos de lixo mapeados e agora estamos atentos aos principais horários de descarte. Sendo assim, nossos flagrantes vão ser mais frequentes, punindo de forma exemplar, de acordo com o Código Municipal de Limpeza Urbana, as pessoas que não dão a destinação correta para o resíduo gerado”, disse.
O secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, aponta que as ações são essenciais para coibir o descarte irregular.
“A integração das equipes garante a excelência da operação. A Semsc atua na inteligência que precede o flagrante. Fazemos todo o reconhecimento das áreas onde esses indivíduos depositam o lixo e, posteriormente, garantimos a segurança dos envolvidos na operação durante a abordagem. Essas ações servem de exemplo para que os autuados procurem os pontos de descarte regular”, destacou o secretário.
Os veículos apreendidos foram guinchados para a sede da Alurb, no Jaraguá, e deverão ficar lá até que os proprietários acertem a parte burocrática da autuação, fazendo sua defesa dentro de um prazo de 15 dias, apresentando-se na autarquia. As multas para tais delitos podem chegar até R$ 12 mil, a depender da quantidade e do material descartado.
“Realizamos diversas atividades de educação ambiental, ofertamos os Ecopontos para o descarte de restos de construção civil e a coleta de volumosos, todos de forma gratuita, para que o cidadão seja parceiro da Prefeitura de Maceió e faça o descarte correto. Mas, infelizmente, ainda existem as pessoas que escolhem executar um crime ambiental como estes, sujando a cidade”, completou Teófilo.
Na semana passada, outro veículo foi apreendido, no mesmo local, realizando o despejo de centenas de recicláveis, material que poderia ser encaminhado para o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) mais próximo ou entregue para a Coleta Seletiva porta a porta, realizada pelas cooperativas parcerias da Prefeitura de Maceió.