publicidade

Defesa Civil de Maceió atende famílias em vulnerabilidade social

Assistentes sociais e psicólogas dão suporte necessário à população que mais precisa
Defesa Civil de Maceió atende famílias em vulnerabilidade social
Atendimentos e encaminhamentos são realizados na comunidade, por meio da solicitação da população, ligando para o 199. Foto: Secom Maceió
A Defesa Civil de Maceió atende a famílias em vulnerabilidade social, que residem em áreas de risco de toda a capital. A Diretoria Social realiza atendimentos de famílias e/ou pessoas que estão sem condições mínimas de moradia digna, entendendo as necessidades e realizando os encaminhamentos necessários, de acordo com a situação apresentada, seja para uma família que perdeu sua residência em um desabamento, ou mesmo por uma inundação.

Somente este ano, até o momento, a diretoria já realizou 271 atendimentos. “Coordenamos as ações de ajuda humanitária e de calamidade pública e executamos ações de atendimento social de caráter emergencial, em situação de risco iminente e em caso de desastres”, enfatiza a diretora da social da Defesa Civil de Maceió, Sheila Ferro.

Por meio da diretoria é possível que os cidadãos sejam encaminhados para os órgãos competentes do Município. “Os encaminhamentos são realizados por meio de uma escuta qualificada e profissional competente. Essas famílias, em seguida, passam por uma triagem e averiguação dos critérios para adesão dos benefícios”, explica.

Encaminhamentos

Após analisar a situação de vulnerabilidade social, a Diretoria Social encaminha as famílias para as secretarias de competência de cada benefício, como a de Habitação, em casos de perda do imóvel, ou para receber o auxílio moradia, na Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), de acordo com a escuta qualificada realizada pela equipe. Até agosto deste ano, já foram realizados 224 encaminhamentos de ambos os casos.

Além destes, a Defesa Civil de Maceió também realiza encaminhamentos para a rede de atendimento socioassistencial como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Conselho Tutelar, entre outras pastas municipais.

“Estes atendimentos são de fundamental importância do ponto de vista social, pois em um momento de desastre, a família precisa de todo o suporte, não somente para receber os benefícios municipais, mas também para ter uma escuta qualificada”, reforça a diretora.

Como acionar a Defesa Civil de Maceió

Em casos de riscos, a população deve ligar para os números 199 ou 156 e descrever o cenário. Uma equipe irá até o local para analisar a situação e realizar os encaminhamentos necessários.