Local era utilizado para descarte irregular de lixo e agora conta com plantio de mudas no local
A ação, iniciada na última segunda (10), foi concluída nesta quinta-feira (17) e contou com o apoio dos jovens aprendizes da Naturalle e da Viambiental, empresas responsáveis pela coleta domiciliar nas partes baixa e alta da cidade, respectivamente, além dos servidores da Alurb.
O espaço, que gerava toneladas de resíduos por semana, causava transtornos para a população. Por conta da sujeira, a comunidade era afetada pelo mau cheiro e a presença de animais peçonhentos como escorpiões, ratos e baratas. Os moradores relataram que o ambiente era feio e sujo.
Veja abaixo como era e agora como está o ambiente
“Aqui dava muito rato e todo tipo de inseto por conta do lixo. Fico muito feliz em ver que a Prefeitura de Maceió limpou e está fazendo essa decoração e plantio de árvores”, disse Eliana Rodrigues, que mora na região há oito anos.
Ela ressaltou a importância da colaboração dos moradores para manter o local limpo e organizado. “Em nada adianta se os moradores não colaborarem também, né. Tem que parar de jogar lixo no lugar e hora errada”, alertou.
Na área, a Alurb reutilizou filtros, blocos e uns tijolos pequenos, que ganharam uma cor atrativa e serviram de caqueiras para mais de 50 mudas de exemplares ornamentais e nativas.
A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, destacou o trabalho desenvolvido para melhorar a qualidade de vida dos moradores da Levada.
“Mais um ponto de lixo foi eliminado e pudemos devolver esse espaço à população. Estamos a cada dia atingindo o nosso objetivo de erradicar o descarte irregular que é feito na capital e melhorar Maceió para todos”, afirmou.
Outros serviços
Os educadores da Alurb, ao lado das cooperativas parceiras da Prefeitura de Maceió, também têm percorrido bairros e visitado instituições, visando levar orientações sustentáveis à população. Nesta semana, os soldados do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, localizado na Avenida Fernandes Lima, no Farol, receberam dicas de como reutilizar, armazenar e descartar corretamente os recicláveis gerados no Quartel.
“Cada maceioense é importante neste processo de reciclar, cuidar da natureza e evitar os malefícios do descarte irregular. Estamos realizando uma série de ações, visitando bairros e outros locais grandes, que gerem muito resíduo, para que se tornem aliados da Prefeitura de Maceió na manutenção da cidade”, concluiu a diretora.
Além desta visita, os servidores realizaram a pintura de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) que necessitavam de manutenção, devido ao desgaste do tempo ou vandalismo, e informaram aos cidadãos a respeito do serviço de coleta seletiva e a importância de contribuir.