publicidade

Pesquisar

Iluminação em LED alcança mais de 60km das principais vias urbanas de Maceió

Modernização do parque de iluminação pública é prioridade da gestão do prefeito JHC e garante segurança e conforto a maceioenses e turistas
Iluminação em LED alcança mais de 60km das principais vias urbanas de Maceió
Melhorias na iluminação garantem segurança viária ao município. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
O cidadão pode já ter notado, mas é fato que Maceió está de cara nova. A prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Iluminação Pública(Ilumina), tem promovido uma grande mudança nos principais corredores de transporte da cidade. Aproximadamente 60km das principais vias da cidade tiveram o parque de iluminação pública modernizado com luzes em LED, mais seguras e sustentáveis.

A requalificação dos corredores de transporte é uma das prioridades da atual gestão, que com iluminação de qualidade promove segurança em áreas com intenso deslocamento populacional, tornando essas vias mais confortáveis para os maceioenses e visitantes que transitam por elas diariamente, como explica o diretor-presidente em exercício da Ilumina, Gutenberg Melo.

“Com LED nós temos uma Maceió moderna, com iluminação de qualidade, agradável e bonita, mas que garantem também segurança àqueles que utilizam essas vias. São espaços com um grande fluxo de deslocamento de pessoas, que agora podem transitar muito mais tranquilas”, afirmou.

A atuação da Ilumina tem modificado a paisagem urbana da capital alagoana. Somente nos corredores de ônibus foram mais de 2500 luminárias em LED entregues à população.

Entre os trechos mais recentes que receberam as melhorias estão a Av. Menino Marcelo, que ganhou 520 luminárias em seus 11km de extensão, a Av. Fernandes Lima, com 374 luminárias em 4,6km de via, a Av. Jorge Montenegro, com 214 luminárias em 4,4km, a Av. Dona Constança, com 91  luminárias, em aproximadamente 1,8 km de faixa, e a Av. Gustavo Paiva, com 188 luminárias em aproximadamente 3,9km de extensão.

A Orla de Maceió também foi repaginada e, além dos serviços de infraestrutura, o trecho de Pajuçara à Jacarecica, que compreende aproximadamente 10,8km, recebeu 1.100 luminárias, acentuando a beleza de um dos principais pontos turísticos da capital também no período noturno.

Falando em beleza, a orla lagunar não ficou de fora: a Av. Senador Rui Palmeira recebeu 206 luminárias em LED nos seus aproximados 5,2km de extensão.

Avenida Jorge Montenegro, no Santa Amélia, iluminada em Led. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Avenida Jorge Montenegro, no Santa Amélia, iluminada em Led. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Na região, a Av. Silvestre Péricles, popularmente conhecida como Rua Formosa, ganhou 125 luminárias em aproximadamente 2,4km. A Ilumina atuou também nos bairros do Poço e Mangabeiras, em avenidas movimentadas como Pedro Américo e Dona Constança, por exemplo.

As vias de locomoção no Tabulheiro do Martins agora têm outro brilho. No acesso à Chã Nova, foram 72 luminárias ao longo de 1,3km. Por trás da Carajás, a Av. Sebastião Corrêia Da Rocha, ganhou 51 luminárias em Led nos 1,4km que compreendem a pista e a rua Santa Luzia, que segue pela feirinha do Tabuleiro, conta com 23 novos equipamentos em LED.

Na Cidade Universitária, após o trabalho da Prefeitura de Maceió, a vista é outra, com 81, 57 e 74 luminárias instaladas nas Avenidas Nelson Oliveira, Alice Caroline e Marília Mendonça, respectivamente. O acesso à capital, na BR-104, entre o aeroporto e a Ufal, recebeu 248 novas luminárias com a ação da Ilumina.

A substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas em LED, além de mais modernas e sustentáveis, são também mais econômicas, pois tem maior durabilidade e exigem menos manutenção, gerando economia para os cofres públicos.

“A modernização dos parques de iluminação, além de dar outra cara para Maceió, também são uma forma de economizar recursos devido à baixa manutenção que esses equipamentos exigem. Ou seja, além de mais iluminada, Maceió está também cada vez mais sustentável, visto que essa troca evita também o descarte rápido dos materiais, que têm uma tecnologia mais duradoura”, finaliza Gutenberg.

VEJA TAMBÉM