Mapa de Empresas, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, destaca a capital alagoana como a segunda mais rápida do nordeste e a quinta mais ágil em nível nacional
Segundo o relatório, uma empresa em Maceió leva, em média, cinco horas para cumprir todas as etapas necessárias para o seu cadastro. A facilitação já tem apresentado resultados. Em 2022, mais de 11 mil novos empreendimentos foram registrados na capital, que hoje conta com mais de 134 mil empresas ativas, de acordo com dados da Receita Federal.
Este indicativo é um reflexo do trabalho realizado pela Prefeitura, que vem promovendo o empreendedorismo e atrativos para novos negócios. Tais medidas impactam em mais empregos e renda para a população. Segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a capital alagoana registrou 60% das vagas de emprego geradas nos primeiros quatro meses de 2023 em todo o estado.
O secretário de Fazenda de Maceió, João Felipe Borges, comemora o resultado e afirma que, com a gestão JHC, Maceió vive um bom momento, um período de otimismo e com mais oportunidades para o setor econômico.
“Nesse últimos anos realizamos grandes investimentos que vem colocando Maceió em destaque no cenário nacional e isso tem atraído novas ideias, negócios e oportunidades, seja aquecendo o turismo, seja facilitando os processos burocráticos’’ ressalta.
A classificação também é fruto da diminuição da burocracia nas etapas de estudo da viabilidade da empresa e liberação de alvarás, facilitando a vida e os objetivos de quem quer empreender e instalar seus negócios na capital. Só em 2022, a Prefeitura de Maceió concedeu a licença para mais de mil novos estabelecimentos.