Pneus não utilizados foram recolhidos para descarte adequado
Por meio da Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos (GDTVAP) e com o apoio da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), as equipes da SMS evidenciaram a importância do armazenamento e do recolhimento regular dos pneus nas borracharias.
A gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, Carmem Samico, esteve em um dos locais do mutirão e explicou que a ação faz parte de uma logística reversa, na coleta de pneus e na orientação para estabelecimentos que possivelmente podem promover criadouros de mosquitos Aedes aegypti. “Quem trabalha com a venda de pneus deve fazer o descarte correto, mas isso pouco acontece e, sendo assim, se faz necessário essa ação, para mobilizar esses estabelecimentos”, ressaltou.
A gerente destacou, ainda, que 2023 é o ano da segunda ação da campanha. “Estamos com uma redução de números de casos de arboviroses em Maceió, no entanto, não podemos cessar o combate, pois a dengue é uma doença cíclica e os surtos podem acontecer repentinamente, pois depende muito do clima e comportamentos de criadouros indesejáveis do mosquito”, completou.
O chefe especial da Vigilância Sanitária, Airton Santos, participou da ação em um dos locais e reafirmou o compromisso com a saúde pública, referente ao recolhimento de pneus descartados indevidamente. “Estaremos atentos ainda em fiscalizar e fazer o recolhimento desses pneus abandonados e sem uso em vias públicas com histórico de acúmulo de pneu, para evitar que continuem a oferecer risco à saúde da população”, frisou.
Parcerias institucionais
O mutirão tem cunho educativo e contou com a parceria das secretarias municipais de Segurança Cidadã (Semsc), de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes) e da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Alurb).
Com cinco pontos de encontro de fiscalização, a atividade passou pela Praça da Faculdade (Prado), onde os agentes orientaram os estabelecimentos do local. Bairros como Poço, Vergel do Lago, Clima Bom (Osman Loureiro) e Benedito Bentes também receberam a visita das ações educativas.
Na ocasião, os representantes dos estabelecimentos receberam panfletos sobre as arboviroses e métodos de combate. Os profissionais reforçaram sobre o descarte de pneus e orientaram o compromisso da saúde pública, com a necessidade de diminuir risco evitando criadouros do mosquito nos estabelecimentos.
A ação contou, ainda, com uma caminhão para recolher materiais descartados das borracharias, sendo reforçado junto aos estabelecimentos, que os pneus não utilizados devem ser encaminhados para o local correto de descarte, que fica no bairro Petrópolis, conforme as normas ambientais.
O coordenador de Endemias da SMS, Daniel Tomás, enfatizou a necessidade da ação e de conscientização dos estabelecimentos com a ação preventiva. “Com o intuito de atingir e conscientizar os proprietários das borracharias, pretendemos colaborar para a saúde pública, de modo a diminuir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, evitando criadouros e orientando onde descartar e pneus adequadamente. Informando onde descartar e como armazenar os pneus não utilizados”, pontuou.