Ação acontece nesta quarta-feira (16) e chegará também aos pontos crônicos de descarte de resíduos; objetivo é acabar com focos de proliferação do Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya
A ação, que também será realizada no dia 22 deste mês, planeja levar atividades educativas sobre saúde cuidados ambientais aos responsáveis das borracharias, incentivando a logística reversa, objetivando o descarte correto dos pneus que não serão mais utilizados.
Coordenado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), o mutirão, que acontece das 8h às 14h, irá visitar borracharias, pontos de descarte irregular e outros locais onde possa haver pneus acumulados para recolhimento e eliminação de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb, ressalta a importância da ação para a prevenção e conscientização da população sobre a manutenção dos cuidados para combater o mosquito.
“O descarte incorreto de pneus inservíveis traz diversos riscos para o meio ambiente e saúde da população. Sendo assim, queremos educar e orientar os proprietários das borracharias e população em geral sobre o armazenamento inadequado ou o descarte irregular. Dessa forma, garantimos um maior controle sobre a proliferação do mosquito, contribuindo para a diminuição do número de casos em arboviroses como dengue, zika e chikungunya”, disse.
Pontos fixos de coleta
Como parte da ação, também estarão sendo disponibilizados quatro pontos fixos, com equipes de educação ambiental, fiscais, agentes de endemias e da vigilância, para recolhimento de pneus que serão instalados nos locais descritos abaixo:
• Praça do Santo Eduardo (Poço)
• Praça da Faculdade (Prado)
• Praça Padre Cícero (Vergel)
• Praça Padre Cícero (Benedito Bentes)
• Praça Padre Cícero (Osman Loureiro)
Os pontos funcionam no mesmo horário da ação desta quarta (16).
Além da Autarquia, também coordenam as atividades a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SEMSC), a Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura (SEMAPA), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância das Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, da Vigilância Sanitária e dos Agentes de Combate às Endemias.