publicidade

Pesquisar

Na Bienal, crianças de creches municipais participam de oficinas de pintura e contação de histórias

Estande da Secretaria de Educação de Maceió leva atividades para estudantes da rede pública municipal de ensino
Na Bienal, crianças de creches municipais participam de oficinas de pintura e contação de histórias
Contação de história no estande da Semed. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed
A programação desta terça-feira (15) no estande da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), na Bienal Internacional do Livro, em Jaraguá, está bem recheada. Durante a manhã, cerca de 500 crianças de creches municipais participaram de atividades de contação de histórias, oficina de pintura e de confecções de objetos com materiais recicláveis.

As ações foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semce), que conta com equipes de apoio no estande da Semed. Além disso, os pequenos circularam na Bienal para conhecer o robô Edu, atração especial do evento, e também utilizar os vales-livros para a compra de obras literárias.

“É emocionante ver o engajamento deles, principalmente quando entram na Bienal com os olhos cheios de expectativas, comprando os livrinhos com os vales. Eles fazem questão de tirar os livros da sacola e mostrar para a gente. É lindo acompanhar esse monte de crianças imersas no universo de arte e cultura”, disse a coordenadora de Formação Docente da Semed, Regina Buarque.

A coordenadora pedagógica da creche Manoel Coelho Neto, localizada no Farol, Cássia Cristina Barbosa, destacou o papel fundamental da Semed ao apoiar a ida dos alunos para o evento.

“O estande está muito interessante, as crianças estão participando bastante, a gente só tem a agradecer por essa iniciativa”, contou a coordenadora.

Entre as 11 crianças que vieram para o evento, estava Gabriel Mikael, de seis anos. Ele contou que viu a história dos três porquinhos e que gostou de pintar os desenhos. “Eu vi o lobo, a casa de palha, de tijolos e de madeira. Aqui eu pintei bastante e vou continuar em casa. Foi tudo muito bom, muito legal. Aproveitei com os amigos e as tias. Agora estou indo ver o robô dançar”, disse o pequeno, que não disfarçava a empolgação no olhar.

A contação de história e o incentivo à leitura, por meio da troca de livros e dinâmicas pedagógicas, foram realizadas por Lúcia Andrade, Meire Deise Santos e Gracileide Melo, todas técnicas e contadoras de histórias da biblioteca da Semed. Foram lidas histórias de variados gêneros, da fantasia aos contos de fadas, passando pelas aventuras e livros de imagens.

Programação continua

A previsão é de que mais 800 crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino visitem o estande da Semed ainda nesta terça-feira, como também os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Até às 17h, haverá contação de histórias, oficinas de materiais recicláveis, apresentação de fantoches e troca de livros.

Ainda no período da tarde, está prevista para acontecer uma apresentação musical com o cantor Wado, e um sarau com outros três poetas. Na sala Ponta Verde, também terá uma socialização de projetos de leitura para os anos iniciais e uma mesa-redonda sobre a “Educação em Direitos Humanos: Combate e Prevenção de Violências”, com Jônatas Menezes Silva e Luciano Silva Amorim.

Encerrando a programação, o poeta alagoano Hugo Novaes lança seu livro ‘Poematizando’ no estande da Semed, às 19h.

VEJA TAMBÉM