publicidade

Pesquisar

Saúde promove cursos sobre aleitamento materno para profissionais do Município

Iniciativa visa capacitar equipes técnicas para atendimento de gestantes e demais usuárias do SUS
Saúde promove cursos sobre aleitamento materno para profissionais do Município
Profissionais serão capacitados para garantir qualidade da alimentação dos bebês. Foto: Secom Maceió

Em alusão às comemorações do Agosto Dourado – mês de promoção e conscientização do aleitamento materno – a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, investe na capacitação dos profissionais de saúde do Município, para fortalecer e ampliar a qualidade do atendimento junto a gestantes e demais usuárias das unidades de saúde da capital alagoana.

A primeira iniciativa é o curso “Manejo Clínico do Aleitamento Materno”, que será realizado pelo Programa Municipal de Saúde da Criança no próximo dia 9 de agosto, das 8h às 14h, no auditório da SMS, que fica no Centro de Maceió. A ação é direcionada a médicos e enfermeiros das unidades de saúde do Município.

“O objetivo do curso é capacitar os profissionais da atenção primária quanto ao manejo clínico da amamentação, para que os profissionais possam atender mulheres, crianças e suas famílias de forma adequada, quando precisarem de apoio para estabelecer e manter a prática do aleitamento materno”, pontua a coordenadora do Programa, Marglene Oliveira.

Coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS, Marglene Oliveira. Foto: Secom Maceió
Coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança da SMS, Marglene Oliveira. Foto: Secom Maceió

Para contribuir com o treinamento, serão aplicadas, no conteúdo programático do curso, abordagens como “Habilidades de Comunicação na Assistência às Mães”, “Pré-Natal da Gestante”, “Práticas que Auxiliam o Aleitamento Materno” e “Pré-Natal Odontológico”, entre outros. Os interessados podem se inscrever através do link  https://eventos.sms.maceio.al.gov.br/eventos/detalhes/178. A participação é restrita a dois profissionais por unidade de saúde.

Segurança alimentar no leite humano

Outra boa oportunidade de capacitação na área será realizada no dia 11 de agosto, com o “Curso Teórico-Prático de Segurança Alimentar no Manuseio do Leite Humano”. Desta vez, o público-alvo engloba os seguintes profissionais: enfermeiro, médico, nutricionista, lactarista, bioquímico, biomédico e técnico em laboratório de Banco ou Posto de Coleta de Leite Humano.

Promovida pela SMS, em parceria com o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-EBSERH-UFAL) e a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), a atividade terá como finalidade detalhar o fluxo percorrido pelo leite materno e todos os protocolos e cuidados que devem ser seguidos durante o manuseio do alimento, desde a coleta até o oferecimento ao bebê.

“A ideia é capacitar os profissionais que realizam o manuseio do leite humano em UTI Neonatal e Lactário, para assegurar a qualidade do produto que será coletado, processado e distribuído para as crianças que dele necessitam”, ressalta Marglene.

O curso será realizado no Centro de Estudos do Hospital Universitário (HUPAA) – sala 4, no térreo – na Cidade Universitária, das 9h às 17h, tendo como palestrantes Rosângela Simões Gonçalves, nutricionista e doutoranda em Ciências da Saúde –  HUPAA/EBSERH/UFAL; e Luiz Carlos Bandeira, farmacêutico da MESM.As inscrições devem ser feitas através do link https://eventos.sms.maceio.al.gov.br/participante/eventos/detalhes/176.

VEJA TAMBÉM