Formação aconteceu nesta quinta-feira, na Casa da Indústria; especialistas abordaram todas as etapas dos processos de compras no setor público
Estavam presentes coordenadores e técnicos dos setores de transporte, cotação, financeiro, administrativo, nutrição e alimentação escolar, comunicação, Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), entre outros. Foram convidados para realizar a capacitação os consultores técnicos na área de processos, Jodimarco Dionízio e Jodivaldo Dionízio.
Para a superintendente de Governança e Gestão Interna da Semed, Marcelle Telles, “a formação continuada é fundamental para os nossos técnicos, servidores efetivos e comissionados. É muito bom receber informação e direcionamentos. Organizamos esse curso durante o dia todo para compartilhar conosco um pouco sobre a elaboração de Estudo Técnico Preliminar (ETP) e licitações. É muito bom estar com nossa equipe aqui e ver todo mundo participando”, afirmou.
Os servidores também puderam conhecer ainda mais as leis que regem a realização desses tipos de processos, e como se elabora o ETP e o Termo de Referência (TR), que são documentos necessários e que integram a fase de planejamento das contratações públicas e cujo requisitante esclarece aquilo que realmente precisa, trazendo a definição do objeto e os demais elementos necessários para a contratação e execução.
“Estamos repassando para o pessoal da Semed a possibilidade de conhecimento e elaboração de ETPs e TRs. Dentre essas informações abordamos processos que se iniciam e estudos técnicos, como também tratamos algumas situações referentes às cotações de preços. O bom de ter essa palestra hoje é que os servidores poderão ser orientados a atuarem bem nos órgãos públicos”, destacou o consultor técnico, Jodimarco Dionízio, um dos palestrantes da formação.