Passagem tinha sido destruída após deslizamento da encosta e estava tomada por lixo e mato

De acordo com o líder comunitário Ronaldo Santos, a chuva fez a contenção de pedras desmoronar em meados do ano passado, deixando casas da comunidade em risco e impedindo a passagem de pedestres no local. O problema foi causado pela grande vazão de água que desce do córrego em período chuvoso e também pela falta de manutenção do muro de pedras durante gestões passadas.
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Infraestrutura, realizou a revitalização da área e a obra está prestes a ser concluída. Além disso, por meio da Autarquia de Limpeza Urbana (Alurb), foi realizada a retirada de lixo, a limpeza do canal, capinação e roço, poda de árvores e todos os serviços necessários para permitir que a população volte a usar o acesso.
Segundo o líder comunitário, muitas pessoas fazem o trajeto diariamente, para ir ao trabalho ou para a faculdade, mas estavam tendo que dar a volta por outro caminho mais longo e difícil, principalmente para quem tem a mobilidade reduzida.
“Estava muito sujo, o mosquito estava proliferando, não tinha como passar, mas graças a Deus o pessoal já adiantou muito a limpeza e já está dando até para passar, mesmo com o serviço em andamento”, observou.
Dona Maria Cícera Alves dos Santos mora no Bolão há 52 anos e conta que todos os moradores precisam do acesso para se deslocar mais facilmente para ir à escola, ao posto de saúde, ao trabalho e a outros compromissos. Ver o caminho limpo e seguro é prazeroso para ela. “Vai devolver nosso acesso e vai acabar com os mosquitos, por que, com essa sujeira, tinha muito mosquito, de noite a gente não dormia. Agora vai ficar muito bom”, destaca.
Anielly Sousa da Conceição trabalha em um hospital e tem dois filhos. Ela sempre faz o trajeto entre a praça do Bolão e a Rua Íris Alagoense, mas no período em que o acesso estava bloqueado precisou usar a escadaria que também fica na comunidade.
Para ela, que sofre com dores nas pernas, a subida era desafiadora. “Pelas escadas, a gente demora muito mais e é muito difícil para quem tem problema nos ossos. Agora, com o caminho limpo e aberto, vou voltar a usar. A limpeza é uma ação muito importante, porque aqui é uma comunidade carente, a gente necessita disso”, reforça.
O Brota na Grota leva serviços essenciais para todas as comunidades de difícil acesso de Maceió. Desde janeiro, a Prefeitura já realizou obras de contenção de encostas, construção e reforma de escadarias, limpeza de canais, instalação iluminação de LED, limpeza de entulhos, ações de educação ambiental e também atendimentos à saúde. Foram investidos mais de R$ 20 milhões no programa, que vai atender 92 grotas em toda a Capital.