Na Grota da Alegria, além da revitalizar estrutura antiga, a Prefeitura constrói novo acesso para atender à população
O risco de passar pelo local era evidente, mas ela e os vizinhos se arriscavam para encurtar o caminho até o posto de saúde, escola, mercadinho, padaria. E foi em uma dessas tentativas que a moradora caiu com a filha nos braços.
Em visita ao local, técnicos do programa Brota na Grota identificaram o problema e apontaram a necessidade de revitalização completa do equipamento e de construção de mais uma escadaria para a comunidade, que ajude os moradores a chegar em menos tempo a uma das principais avenidas do Benedito Bentes.
O serviço foi iniciado esta semana, e foi recebido com alívio pela população. “Dou graças a Deus por estarem fazendo essa obra, porque a gente precisa muito. Uso para pegar minha filha na escola, pra ir no posto, uso pra tudo”, comemora Naciara.
De acordo com a engenheira Paula Gomes, responsável pelas obras da Secretaria de Infraestrutura no Brota na Grota, o serviço a ser executado na escadaria é a recuperação dos degraus e dos dispositivos de drenagem. “Já realizamos a demolição de uma parte da escada que estava danificada e causando risco à população e iniciamos a construção da parte que foi demolida. Também começaremos a implantação da canaleta (para escoar a água)”, explicou.
Eliete Rodrigues mora em uma das casas que ficam de frente para a escadaria, e lembra de quando a reforma foi anunciada pelo Brota na Grota. Ver o serviço sendo realizado é um sonho para ela. “Agora vai pra frente. Como eu disse antes, só acreditava vendo, igual ao São Tomé, e agora estamos vendo”, brinca.
Outra obra que será realizada na Grota da Alegria é a construção de uma nova escadaria. O acesso já existe, mas é apenas um caminho acidentado e escorregadio, sem degraus, sem corrimão, apenas no barro. Foi feito pelos moradores e leva até a rua do Caic do Benedito Bentes, para onde vão diariamente crianças e adolescentes, por isso a Prefeitura decidiu priorizar a implantação de infraestrutura por lá.
A dona de casa Wizlane Lima da Silva sabe bem a importância da manutenção das escadarias nas grotas para facilitar a vida da população. “Para ter acesso a ponto de ônibus, a alguma padaria, algum supermercado, qualquer coisa. Não tendo esse acesso, tem que fazer o retorno e é longe. Sem falar que (a falta de estrutura) também prejudica a gente em questão da sujeira, quando chove. Então a obra vai ser muito boa pra gente, a casa vai ficar mais limpa, vai dar outro aspecto aqui a essa região”, destaca.
Serão 60 dias de serviços no local, por meio do Brota na Grota. De acordo com o assessor técnico de Políticas Sociais da Secretaria de Governo, Samuel Santos, as demandas atendidas pelo programa são carências antigas da população que não recebiam a atenção devida das antigas gestões. “A população está clamando e hoje, com o prefeito JHC e a determinação de que o Município deve chegar a todas as localidades, estamos conseguindo atender a essas demandas reprimidas. Elas são captadas pelas lideranças locais, trazidas até nós e confirmadas em visitas técnicas para que as obras aconteçam e a acessibilidade seja efetiva”, explicou.
Por meio do Brota na Grota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura já investiu mais de R$ 1,5 milhão em obras como a construção e reforma de 34 escadarias e recuperação da pavimentação de ruas de acesso a 15 comunidades. Os equipamentos são essenciais para garantir mais qualidade de vida aos habitantes de grotas.