publicidade

Pesquisar

Prefeitura de Maceió participa com destaque do programa de transformação digital de municípios

Ação propôs modernização das prefeituras de cinco cidades brasileiras por meio da tecnologia e da inovação; conclusão ocorreu nesta terça (10), no Sebrae Alagoas
Prefeitura de Maceió participa com destaque do programa de transformação digital de municípios
Evento reuniu representantes dos cinco municípios brasileiros selecionados pelo PADM. Foto: Jéssica Viturino/Ascom Iplan
A Prefeitura de Maceió, tendo como representantes, O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) e a Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti) participou, nesta terça-feira (10), do encerramento da Primeira Edição do Programa de Aceleração Digital de Municípios (PADM).

O evento, que ocorreu na sede do Sebrae Alagoas, no Centro de Maceió, finalizou uma jornada intensiva de transformação digital por meio de modernização e eficiência em cinco cidades brasileiras, entre elas a capital alagoana.

Além de Maceió, o PADM, uma iniciativa conjunta do BrazilLAB e do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, selecionou mais quatro municípios de diferentes regiões do País: Araguaína-TO, Belo Horizonte-MG, Campo Grande-MS e Porto Alegre-RS.

O presidente do Iplan, Antonio Carvalho, destacou o papel fundamental do BrazilLAB na construção de redes e mentores, enfatizando a importância da troca constante entre eles.

“O Brazil Lab desempenha um papel fundamental na construção de redes e mentores. A troca constante entre eles fortalece essa rede. Acredito nesse processo de troca e inovação, mas é importante que seja estruturado e respeite as etapas necessárias. Devemos fazer as pessoas acreditarem na inovação”, pontuou Carvalho.

Já o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Sergio Cavalcante, ressaltou o fato de Maceió ter sido a representante da região Nordeste no programa.

“É uma honra para a gente. Dentre cerca de 1.100 municípios do Nordeste, nossa cidade ter sido escolhida para ter colaborado, incentivado, além de mostrar um pouco o que vem sendo desenvolvido na gestão do prefeito JHC no que tange à ciência, tecnologia e inovação”, afirmou Sérgio Cavalcante, que também explicou a importância do 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió, trabalho idealizado pela Sedciti.

Antonio Carvalho (esq.) e Sergio Cavalcante destacaram protagonismo de Maceió nas áreas de tecnologia e inovação. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Antonio Carvalho (esq.) e Sergio Cavalcante destacaram protagonismo de Maceió nas áreas de tecnologia e inovação. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Durante o evento de encerramento, os representantes dos cinco municípios participantes compartilharam suas experiências e apresentaram resultados tangíveis de seus esforços durante o programa.

O DemoDay, como foi denominado, proporcionou uma oportunidade única para líderes governamentais, inovadores e cidadãos interessados conhecerem em primeira mão as soluções e descobertas que emergiram ao longo de cinco meses de trabalho colaborativo.

O secretário de inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos, expressou sua gratidão ao programa por gerar inspiração e engajamento entre os técnicos. Ele destacou a importância da formação de rede e da colaboração com outras cidades.

“Trabalhar com as outras cidades é super importante. Espero que a gente siga mantendo essa rede com as novas estruturas para que possamos trocar ideias com mentores e exceções, estimulando iniciativas aceleradas. Acho que isso funcionou muito bem, ou seja, as pessoas se sentiram provocadas pelo programa e realmente tiraram do papel algumas das ideias que já tinham,” enfatizou Carlos.

VEJA TAMBÉM