Atividade contou com palestras educativas sobre o tema e abordou um aspecto pouco discutido: as neoplasias mamárias em animais
“É uma iniciativa de extrema relevância, pois além de intensificar as orientações sobre o câncer de mama em mulheres, aproveitamos para falar sobre um tema pouco discutido que são as neoplasias mamárias em animais. Com isso, ampliamos a abordagem e a prevenção dessa doença que tem alcançado tanto mulheres como os pets também”, explicou Kelly Marques Luz, assistente social responsável pela área técnica eMulti da SMS.
Fatores que provocam o surgimento da doença, formas de prevenção e tipos de tratamento foram alguns dos assuntos abordados no dia pelos profissionais da saúde.
“Fizemos um comparativo entre os aspectos que envolvem a doença nos dois públicos, pois existem muitas diferenças que queríamos pontuar. Por exemplo, em mulheres alguns fatores que provocam o aparecimento da enfermidade são a genética, aspectos hormonais, idade, tabagismo, uso de álcool, dentre outros. Já em cadelas e gatas, o fator principal para surgimento de neoplasias mamárias é o hormonal e, por isso, indicamos a castração antes do primeiro cio como principal forma de prevenção da doença”, acrescentou o médico veterinário da eMulti8, Lindomar Machado.
Ao final da ação educativa, participantes contaram com lanche coletivo ofertado pelo Instituto Por Vida, local onde aconteceu a atividade. Como saldo positivo, o momento contou com o atendimento de 25 animais da região para avaliação de sinais e sintomas relacionados a neoplasias mamárias.