Além de atualização vacinal, programação contou com orientações nutricionais, brincadeiras e música; adultos foram contemplados com aferição de pressão, testes rápidos de ISTs e outros serviços
A ação é alusiva ao mês das crianças e proporcionou ao público infantojuvenil atualização vacinal com a presença do personagem Zé Gotinha, a fim de mobilizar e incentivar a multivacinação. Além disso, houve orientações lúdicas sobre alimentação e nutrição e muita animação com músicas, dança, brincadeiras e pinturas faciais nos pequenos.
O evento contou com a participação do programa Saúde da Gente, Coordenação Técnica de Imunização (CTI) e programa de Alimentação e Nutrição da SMS. Na ocasião, foram disponibilizadas vacinas, aferição de pressão, ventosaterapia, realização de testes rápidos para detectar HIV/Aids, sífilis e Hepatite B e C para adultos, com apoio necessário para possíveis encaminhamentos.
Marglene Oliveira, coordenadora Técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança, evidenciou a necessidade de proporcionar esse momento de recreação e diversão para os meninos e meninas do Vergel.
“São essenciais ações como essas, quando fazemos parte disso, evidenciamos que podemos trabalhar em conjunto para a saúde e bem-estar das comunidades que precisam de atenção. Aliás, proporcionar esse momento é promover saúde mental, vacinal e saúde no geral. As crianças são valiosas e seus pais também, e podem contar com a saúde do município para serem enxergados. Saúde é um direito de todos e lazer também”, destaca.
A festividade alusiva ao dia das crianças aconteceu com a participação ativa da comunidade que apoiou e colaborou com a diversão das crianças e adultos. A moradora do Vergel, Annelidia Laís, agradeceu à parceria com a SMS e destacou a importância da ação.
“Quero agradecer à Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, pelo total apoio para a realização da ação aqui no Vergel. Vale ressaltar que é importante essa aproximação para proporcionarmos um relacionamento entre saúde e comunidade. Promover saúde e diversão para as crianças nos mobiliza e nos dá esperança de dias melhores”, enfatiza Annelidia Laís.