Preparação para confronto corporal tambem faz parte do Estágio de Qualificação Profissional (EQP) para manutenção do porte de arma
A grade curricular inclui instruções sobre defesa pessoal, algemação e imobilização, código de Ética e Lei de abuso de autoridade, saúde do trabalhador, segurança de grupos vulneráveis, atendimento pré-hospitalar e outros.
“Para os agentes é de suma importância este treinamento para execução da sua função social na rua. Isso gera um autocontrole, confiança e, principalmente, responsabilidade. Isso é o que a sociedade espera do Guarda Municipal, uma boa preparação para melhor atender a todos os cidadãos”, explica o instrutor do treinamento Irã Cândido.
A agente Klesia Maria comenta da importância do treinamento e do conhecimento, para sua aplicação no dia de trabalho. “Nós precisamos dessa capacitação que vai desde o nosso vigor físico, com a preparação dos instrutores, até os pontos legislativos que serão explorados. O Guarda Municipal tem que estar preparado para os adventos do dia a dia nas ruas, secretarias ou logradouros públicos. ”, comentou.
A subsecretária de Segurança Cidadã, Talyta Nobre, enaltece a preparação e qualificação dos agentes da Guarda Municipal. “Estamos investindo na preparação e qualificação dos nossos agentes para que isso se reflita na melhor abordagem e na tomada de decisão do agente. São mais de 80 guardas participando no estágio de qualificação”, conclui.
QUALIFICAÇÃO
Na última segunda-feira (22) os agentes realizaram o teste de aptidão psicológica para a manutenção do porte de arma. Desde dezembro de 2021, um Acordo de Cooperação Técnica concede o porte de arma de fogo para os integrantes da Guarda Civil Municipal de Maceió com validade de 10 anos.
O Estágio de Qualificação Profissional (EQP) é voltado para manutenção dos portes funcionais de arma de fogo. O estágio é realizado apenas para os agentes que já possuem porte de arma. O Porte é adquirido após a aprovação total no curso de formação.