Ações da Coordenação de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais destacam informação e métodos preventivos durante eventos festivos
Teresa Carvalho, técnica da Coordenação, destaca a necessidade de abordagens educativas e preventivas de forma sistemática e contínua. Ela ressalta que a prevenção é um comportamento e acesso aos insumos, e, por isso, é fundamental compartilhar informações sobre diversas formas de prevenção em diferentes situações. Os espaços de lazer e festas foram destacados como grandes oportunidades para esse tipo de ação.
“A prevenção não deve ser esquecida em nenhum momento, e é por isso que estamos comprometidos em compartilhar conhecimentos em diversas situações, como nos espaços de lazer e festas. Estamos cientes de que é nos momentos de descontração que a atenção ao autocuidado muitas vezes diminui, aumentando a vulnerabilidade das pessoas. É exatamente nesses momentos que precisamos reforçar a importância da prevenção”, destaca a técnica.
Durante as ações, a equipe está distribuindo preservativos e géis lubrificantes e também fornecendo orientações detalhadas sobre as ISTs à população. Essas orientações abrangem desde a correta utilização do preservativo até informações sobre testagem e a importância da prevenção combinada, que envolve a utilização de métodos diversos para garantir uma proteção mais abrangente.
Neste fim de semana a ação aconteceu durante os três dias do Verão Massayó e na Prévia Carnavalesca do Mercado de Jaraguá. Essas ações visam fornecer os insumos, a exemplo dos preservativos, para a prevenção, mas também empoderar a comunidade do conhecimento para tomar decisões conscientes e adequadas sobre sua saúde sexual. A Coordenação de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais reitera o compromisso com a saúde pública e a promoção do bem-estar da população, destacando a importância de uma abordagem integral e constante no combate às ISTs.