publicidade

Prefeitura de Maceió já realizou mais de 700 mil atendimentos com o Saúde da Gente

Iniciativa leva serviços de saúde para bairros e comunidades em situação de vulnerabilidade social
Prefeitura de Maceió já realizou mais de 700 mil atendimentos com o Saúde da Gente
A iniciativa da Prefeitura de Maceió já registrou 725.644 mil atendimentos à população em 1 ano e 5 meses de funcionamento. Foto: Ascom SMS

O programa Saúde da Gente continua sendo um sucesso na capital alagoana. A iniciativa da Prefeitura de Maceió já registrou 725.644 mil atendimentos à população em 1 ano e 5 meses de funcionamento. Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o maior programa de saúde itinerante do país tem o objetivo de proporcionar atendimento médico de forma mais acessível e rápida, principalmente para bairros e comunidades em situação de vulnerabilidade social de Maceió.

Por meio do programa, os maceioenses estão sendo beneficiados com diversos atendimentos distribuídos em seis áreas de atuação: Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Homem, Saúde Animal, Saúde Mental e Saúde nas Grotas.

Para o público adulto são ofertados serviços de clínica geral, ginecologia, dermatologia, enfermagem, nutrição e fisioterapia. Procedimentos como: vacinação, citologia, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, Ultrassonografia (USG), coleta de exames laboratoriais e inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre, para as mulheres com os exames prévios já realizados (citologia e USG transvaginal).

Ao público infantil são disponibilizados atendimentos de pediatria, alergologista, odontologia, enfermagem, nutrição, psicologia, consulta com oftalmologista, coleta de exames laboratoriais e vacinação. Já a frente animal conta com atividades de consulta veterinária, vacinação antirrábica e vermifugação para os pets.

“Desde a inauguração o número de atendimentos tem crescido significativamente, por promover o acesso a consultas e exames, além de atendimento integral e humanizado no território de moradia. Por isso, a população só tem a ganhar com o Saúde da Gente, pois é uma iniciativa que favorece o autocuidado e a conscientização sobre a própria condição de saúde do indivíduo e comunidade, além do enfoque na saúde animal”, afirmou a Supervisora do Saúde da Gente, Beatriz Souza.

Até o dia 24 de fevereiro, o Saúde da Gente estará garantindo assistência na comunidade Alto da Alegria, no Benedito Bentes. Simone Silva, de 36 anos, é moradora da região e esteve com sua filha no serviço para realizar alguns atendimentos médicos.

“Eu tô muito feliz porque aqui no nosso bairro precisamos muito desse atendimento. Aqui nós temos diversos atendimentos de saúde. Passei pela triagem e depois fui pra ginecologista, e minha filha foi na pediatra e ainda recebeu atendimento odontológico. Estamos muito felizes por receber esses atendimentos pelo Saúde da Gente”, disse.

Acesso aos serviços

Os atendimentos do Saúde da Gente funcionam de segunda a sábado das 8h às 20h e permanecem em cada localidade por duas semanas. Para ter acesso aos serviços, o cidadão precisa apresentar um documento com o número do CPF e cartão do SUS.