Maceió foi destaque no Valor Econômico, importante publicação nacional sobre economia e finanças, liderando o ranking das capitais brasileiras que mais investem recursos públicos. Dado relevante, levantado pelo Compara Brasil, com base em relatórios fiscais entregues pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional, que atesta positivamente a gestão do prefeito JHC.
O secretário da Fazenda, João Felipe Borges, o encarregado primeiro da administração nas contas públicas da cidade, pontua que o aumento de investimentos da Prefeitura de Maceió também cresceu em relação às receitas e o Município saiu da última posição, em 2018 e 2019, para o segundo lugar, em 2023, entre as capitais que investiram o maior percentual da Receita Corrente Líquida, 18,9%.
E ainda, entre 2019 e 2023, os investimentos cresceram 1.166,50%, o que representa mais de 1 bilhão de reais em obras e políticas públicas.
Como bem lembrou o artigo De onde vem a popularidade de JHC em Maceió?, do blog da Jéssica Diniz, no portal Cada Minuto, quando JHC se elegeu, em 2020, o ainda prefeito da época, Rui Palmeira, encerrava o mandato fazendo projeções de que haveria dificuldade para cumprir até a folha de pagamento.
Errou.
Por Jana Braga