Jorge Melguizo apresentou aos gestores municipais políticas públicas que transformaram capital colombiana

Na ocasião, também foram apresentadas as transformações já feitas no Vergel do Lago, como a construção de apartamentos do Parque da Lagoa, equipamentos para o convívio e lazer, entre outros.
Durante a reunião, o prefeito afirmou que olhando as transformações que aconteceram em Medellín, tem certeza que é possível realizar grandes mudanças em Maceió.
“O secretário de Medellín vem a Maceió em um momento importantíssimo, quando a cidade está passando por uma verdadeira transformação e a equipe de governo está alinhada no propósito de mudar para melhor a vida das pessoas, com planejamento e metas bem definidas. Tenho certeza de que vamos colher excelentes resultados diante do trabalho que estamos executando”, destacou o prefeito
“Nós não temos os problemas que Medellín teve lá atrás. Lá era um desafio muito maior. Então, quando a gente vê que em Medellín deu certo, sabemos que é muito possível dar certo aqui também. É esse pensar, esse cuidado com as pessoas, esse olhar de acreditar na gestão que nos fará atingir os objetivos”, disse.
Jorge Melguizo afirmou que a chave da transformação leva tempo e elencou algumas iniciativas para mudar o patamar social. “Esse é um processo de, pelo menos, 30 anos de trabalho. É preciso ter confiança no prefeito e em cada uma das secretarias”, disse.
Em 2021, JHC foi até Medellín para conhecer o modelo que transformou a cidade, antes mais violenta do mundo, em exemplo de combate ao crime e implementação de políticas de inovação. Na época, o prefeito e sua equipe conheceram o processo de ressocialização, ambientação e urbanização social nas favelas de Medellín.
Após a visita, uma série de referências passou a ser utilizada na capital, como a transformação social no Vergel do Lago. O bairro está recebendo a maior obra do programa Minha Casa Minha Vida em todo o País, com um investimento de R$ 200 milhões, que irá entregar 1.776 apartamentos, além de todo o projeto urbanístico.