Capital alagoana fica atrás apenas da cidade de São Paulo, segundo dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo
Maceió é o segundo destino mais comercializado do Brasil, ficando atrás apenas da cidade de São Paulo. Foi o que mostraram os dados do Anuário Braztoa 2024, divulgados esta semana pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
Segundo a pesquisa, as operadoras de turismo duplicaram as vendas de viagens nacionais em 2023 e já movimentaram R$11,55 bilhões em todo o país.
Para o prefeito JHC, isso é uma consequência de todo o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Maceió para divulgar o destino e também para estruturar cada vez mais a cidade para receber visitantes. “Para nós, quando a cidade está cheia de turistas, sabemos que ela na verdade está fazendo a economia girar, com mais trabalho e oportunidades para todo mundo”, pontuou.
Atualmente, Maceió tem um calendário criativo, com eventos como o Verão Massayó, que teve R$ 130 milhões de movimentação na última edição; o São João, que fez circular R$ 351 milhões no ano passado, e o Natal de Maceió, com fluxo financeiro de R$ 49 milhões.
A capital alagoana também ampliou o número de cruzeiros que atracaram na cidade. Este ano, já foram 10 embarcações atracadas, 28 paradas e 76.211 mil desembarques. No ano passado, a temporada de cruzeiros movimentou R$ 84 mil.
Na alta estação, Maceió tem uma média de 1,5 milhão de visitantes, com um gasto médio diário de R$ 2.100 por turista e uma média de permanência de cinco dias. No ano passado, foi registrado um aumento de 350% do fluxo turístico internacional e um total de 45 voos novos para a cidade.