publicidade

Pesquisar

LED na ciclovia da Fernandes Lima é instalado sem danificar asfalto

Tecnologia ainda permite que mais de mil luminárias sejam instaladas sem interrupção do trânsito

A Prefeitura de Maceió iniciou, na última terça-feira (9), a utilização de um equipamento que permitirá a continuidade das obras de instalação de mais de mil luminárias de LED, ao longo da ciclovia das Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, sem que o trânsito seja interrompido ou o asfalto danificado.

Trata-se de um maquinário incluso no processo de engenharia chamado Método Não Destrutivo (MND), que garantirá a instalação e a passagem dos tubos de alta densidade que vão alimentar a rede de iluminação local.

Com o MND, evita-se escavar ou aplicar outras técnicas de engenharia que poderiam trazer transtornos à dinâmica da cidade e ainda evita que o asfalto das vias seja danificado ou cause danos paisagísticos às raízes das árvores que acompanham os mais de 10 km de ciclovia, onde serão instaladas as luminárias.

O projeto luminotécnico prevê a instalação de luminárias de potência de 70W, com abrangência luminosa capaz de clarear as áreas de pista e a calçada do canteiro da via. A ação beneficiará ciclistas e pedestres, que terão mais segurança e conforto ao utilizar a faixa, além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, uma medida sustentável que preserva o meio ambiente e contribui para a mobilidade urbana de Maceió.

O diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, que é engenheiro eletricista por formação, explica que o MND evita a abertura de longas valas e, no caso da obra da ciclovia, permitirá que ela ocorra sem que o asfalto dos cruzamentos das avenidas seja danificado em nenhum momento, garantindo fluidez no trânsito e evitando problemas para a população.

“É uma máquina que veio de Recife, que funciona como uma espécie de ‘tatuzinho’, abrindo a passagem para que a rede de cabeamentos seja instalada de maneira eficiente e segura, além de garantir que a paisagem urbana da nossa capital não sofra nenhuma alteração. Em breve, teremos uma ciclovia iluminada em uma ação que respeita e incentiva o direito das pessoas à própria cidade”, acrescenta Melo.

A utilização do MND pela Ilumina acontece, a partir das 22h, e conta com o apoio de agentes do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), que fazem o bloqueio parcial de uma das faixas da Avenida Fernandes Lima onde está sendo utilizado o maquinário.

Assessoria

VEJA TAMBÉM