publicidade

Pesquisar

Prefeitura de Maceió retirou cerca de 2 mil toneladas de lixo de galerias no primeiro semestre do ano

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), segue com o ritmo constante de serviços de drenagem na capital alagoana. No primeiro semestre de 2024, as equipes da secretaria já retiraram das galerias de águas pluviais 1.950 toneladas de entulho, um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado.

Somente em junho, o último mês do semestre, foram retiradas 250 toneladas de lixo em 846 metros de galerias. No mesmo mês, 73 metros de galerias foram recuperados.

Os serviços de drenagem em Maceió são realizados diariamente, com mutirões em locais que apresentam maior incidência de acúmulo de água em períodos chuvosos. As equipes contam com equipamentos modernos, como caminhões de hidrojateamento e sucção, além de robôs de inspeção, para garantir a efetividade das ações.

A Ponta Grossa, bairro na parte baixa da capital, foi um dos locais a receber a intensificação dos serviços. Na ocasião, equipes da secretaria trabalharam na região por cerca de cinco dias, com o objetivo de minimizar as ocorrências de aumento no volume de água empossada em razão da chuva.

O descarte irregular de lixo nas galerias é um problema grave que pode ocasionar alagamentos, proliferação de doenças e danos ao meio ambiente, como reforça o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas.

“É essencial contar com o apoio e a colaboração da população para evitar o descarte irregular de lixo e manter nossas galerias limpas e funcionando sem interrupções, já que esse tipo de ação pode obstruir as tubulações, comprometer o funcionamento do sistema e provocar transtornos como alagamentos”, disse.

VEJA TAMBÉM