O investimento, que supera os R$ 2 milhões, representa um avanço para a saúde pública de Maceió. O encontro contou com a presença do subsecretário de Atenção Especializada da SMS, Ebeveraldo Amorim, e de toda a diretoria do Hospital da Cidade.
“O Centro entra em funcionamento em breve e será o primeiro equipamento público deste tipo, já que antes só contávamos com os privados e os filantrópicos. Temos aqui, a capacidade de atender 120 pacientes por mês em um equipamento moderno e humanizado, com profissionais capacitados para receber todos os usuários”, destaca o secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura.
Para a coordenadora de enfermagem do serviço, Ellen Goés, o primeiro serviço de nefrologia municipal vai oferecer o que há de melhor em infraestrutura em um hospital de alta complexidade.
Funcionamento
O serviço de hemodiálise será oferecido de forma exclusiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS), regulado pelo sistema Pronto, assegurando que todos os pacientes sejam atendidos conforme os critérios do Hospital da Cidade.
O espaço foi projetado para proporcionar conforto aos pacientes, que, em média, passam quatro horas por sessão. O ambiente conta com televisores e um design pensado para oferecer uma experiência humanizada.
O novo centro conta com 23 máquinas, além de oferecer atendimento médico e infraestrutura para pacientes internados no HC que necessitem do procedimento. A equipe que atuará no local é multidisciplinar e será composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos, além de serviços gerais de limpeza e copa.