A Chapa 1, OAB Com Você, candidata à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Alagoas, homenageou à advogada Maricélia Schlemper e ao seu marido José Benedito Alves de Carvalho (in memorian), morto em frente ao Fórum de Maceió há exatos 8 meses. Com um minuto de silêncio e palavras de ordem como “Maricélia, respeito” e “Advocacia, respeito”, a homenagem foi feita durante o evento “Prerrogativas é a Nossa Ordem”, realizado terça-feira, dia 9, na sede do comitê.
“Vim trazer a confirmação de que nunca me faltou apoio da diretoria de prerrogativas da OAB. A Ordem nunca se furtou a me prestar assistência, maior inclusive do que eu imaginava ser possível e pela qual eu vou agradecer por toda minha vida. Agradeço ao trabalho do presidente Nivaldo, da secretária geral da Comissão de Prerrogativas, Juliana Leahy, e do Conselho Federal, que uma semana depois do fato publicou o desagravo, e todos sabem disso”, afirmou Maricélia, que se emocionou ao fazer o seu relato.
José Benedito, bacharel em Direito, marido de Maricélia, entrou na frente dos tiros que eram destinados à companheira, e faleceu. Eles estavam a caminho de uma audiência na Vara da Família.
PRERROGATIVAS INEGOCIÁVEIS – “As prerrogativas são inegociáveis. São o maior patrimônio da advocacia. São elas que dão a independência, a possibilidade de exercer com autonomia e responsabilidade a defesa da sociedade” afirmou Ednaldo Maiorano, candidato a presidente da OAB alagoana. Segundo ele, Maricélia é um símbolo de resistência e representa uma luta que deve ser constante dentro do ambiente institucional: “Nós não podemos pensar em uma advocacia fortalecida sem prerrogativas fortalecidas. Esse é um compromisso perene”, completou.
Candidata junto com Maiorano, Manuela Gatto, advogada da área cível e professora universitária, explicou que é proposta de sua chapa para a futura gestão da Ordem, criar uma controladoria de defesa de prerrogativas específica para mulheres advogadas. “Acredito na importância dessa proposta e na iminência de sua efetivação. Mulheres advogadas devem ter sua atuação protegida de assédio e abusos. Essa é uma bandeira permanente”, reforçou Manuela.
O diretor de Defesa das Prerrogativas da OAB alagoana, Sílvio Arruda, destacou que “prerrogativa é o próprio exercício da advocacia. É o advogado de balcão, da repartição pública, é o advogado que está na delegacia, nas varas, nos tribunais, é o advogado que luta diariamente pelo seu direito de advogar”. Segundo Sílvio, essas prerrogativas têm que ser respeitada em todas as áreas da militância advocatícia, e afirmou que Maior e Manu “conhecem e vivem de perto essa realidade”.
Ainda durante o evento, lotado de advogados de todas as áreas de atuação, foi apresentada a diretoria de prerrogativas da chapa 1.
AGENDA – Os candidatos estiveram, pela tarde, em visita a escritórios de advocacia. Nesta quarta-feira (10) visitam advogados em União dos Palmares e Palmeira dos Índios. Todos os eventos realizados pela Chapa 1 seguem à risca os protocolos de prevenção contra a covid-19.
Fonte: Assessoria