Enquete realizada pela página do Quarto Poder Alagoas no Instagram deu um gostinho do que estaria por vir ao mostrar Vagner Paes como preferência dos eleitores por duas vezes
Pesquisas podem definir o sentido de uma eleição, seja ela em qualquer âmbito, não apenas no cenário dos três poderes, mas também na escolha de representantes de instituições, além de todas as ferramentas necessárias, como um bom marketing, propostas consistentes e, obviamente, uma boa horda de apoiadores. Obviamente as pesquisas sérias e bem realizadas são fundamentais, mas diante de todo o procedimento e burocracia envolvidos nos procedimentos das pesquisas, deixamos de lado a relevância que as redes sociais têm na especulação de resultados.
Em recente eleição para a presidência da OAB/AL, testemunhamos uma disputa tensa e acirrada que levou à vitória da Chapa 2 – OAB Arretada, composta pelos advogados Vagner Paes e Natália Von Sohsten, que ocuparão, respectivamente, os cargos de presidente e vice-presidente do órgão para o triênio 2022-2024 com 3.280 votos. Ao longo da campanha, Vagner Paes contou com uma equipe de profissionais altamente competentes, desde o brilhantismo do marqueteiro responsável pela campanha tanto quanto pelo trabalho de uma agência de comunicação digital que está entre as melhores do país, arriscaria dizer, a melhor do estado.
Deve-se levar em consideração sim o peso das pesquisas no resultado final, mas obviamente, com as ferramentas corretas, o resultado veio e pode ser observado com a vitória. Cercar-se de bons profissionais que têm capacitação e competência para tocar uma campanha do nível na qual foi a de Vagner Paes certamente contribui grandiosamente para o sucesso de uma eleição.
O peso das redes sociais
Não subestime as redes sociais, elas podem fornecer informações e resultados que, neste caso, pode prever o rumo de uma eleição que teve um desfecho tão apertado, a diferença foi de apenas 154 votos. Na moda das enquetes, a página do Quarto Poder Alagoas no Instagram cantou a bola quando por duas vezes realizou enquetes para medir quem poderia sair vitorioso para a presidência da OAB/AL, nas duas ocasiões a resposta foi a mesma, assim como oficialmente, Paes foi vitorioso nas redes sociais, isso tudo antes mesmo de qualquer pesquisa oficial ser divulgada.
O advogado Marcelo Brabo Magalhães chegou a divulgar vídeo em seu Instagram parabenizando o instituto responsável pela pesquisa que divulgou a prévia da eleição, ignorando toda a composição que fez com que a campanha fosse muito bem sucedida e levasse Vagner Paes a cadeira da presidência da OAB/AL, também deixando de lado que, mesmo sem seguir uma metodologia, as enquetes on-line conseguiram acertar em cheio o desfecho da eleição, não só uma, mas duas vezes.
Pode-se concluir então que a interação através de plataformas tão informais e cotidianas podem promoversim um panorama do que está por vir. As pesquisas atualmente, principalmente graças ao advento das redes sociais e distribuição frequente de fake news, são ferramentas metodológicas imprescindíveis, mas cada vez mais as enquetes promovidas pelos pequenos e médios portais locais têm sido de auxílio na repercussão de diferentes tipos de eleições.