Renato Filho, prefeito de Pilar, tem consolidado sua liderança e agradado em sua gestão, cumprindo seu segundo mandando na prefeitura do município, está atraindo olhares diante do trabalho que vem desempenhando, a cidade que chegou a liderar os índices de homicídio no estado por três vezes, recentemente alcançou a marca de sete meses sem registrar homicídios, sua gestão vai além, priorizando várias frentes além da segurança e sua liderança tem servido de exemplo e rendendo convites.
Sua boa relação com o governador Renan Calheiros Filho abriu especulação para que Renato Filho estivesse cotado para a sucessão no executivo estadual e, recentemente, o próprio governador chancelou esse convite, mas desta vez, tendo em vista a vaga de deputado federal. A boa reputação política construída por Renato Filho estreitou os laços com Renan Calheiros Filho que está procurando bons aliados na tentativa de manter sua influência nas tomadas de decisões em Alagoas, afinal, o Filho muda, mas a agenda se mantém.
Talvez a aliança seja um tiro no pé para o prefeito de Pilar, mas é inegável que sua influência anda massiva, rendendo-lhe os créditos pela eleição de sua mãe, a deputada Fátima Canuto, e de sua esposa na prefeitura de Atalaia, Ceci Rocha. Renan Calheiros Filho agora usa da estratégia para aproximar cada vez mais Renato Filho do páreo e, quem sabe, limpar um pouco sua barra com os alagoanos, o convite para que Renato Filho migrasse para o MDB, partido do governador, surgiu nas ultimas visitas que fizeram juntos, iniciando pela Serra da Barriga, em União dos Palmares, na celebração do Dia da Consciência Negra.
A turnê seguiu por toda a região norte, de mãos dadas com a caravana do Governo, para acompanhar as diversas obras estruturantes que estão rolando pela região, mas a visita não foi apenas regada a concreto e tapinha nas costas, o objetivo de Renan Calheiros Filho foi ser visto com Renato Filho, podendo assim firmar a parceria entre eles diante de todos. Por sorte o governador obteve receptividade do mandatário de Pilar, principalmente em se tratando de um dos gestores mais eficientes do estado, tocando um município metropolitano com as dimensões de Pilar a tarefa parece dificultosa numa escala bem menor que a de gerir um estado com 102 municípios, mas a mídia e a notoriedade falam mais alto quando o assunto é imagem política, e neste âmbito, de fato, Renato Filho é o coringa que faltava no baralho de Renan Calheiros Filho.
Renato Filho está marcando presença no estado através do “Me conta Alagoas”, ao lado de Renan Calheiros Filho, o mandatário do Pilar tem visitado diversas cidades alagoanas para interagir com a população, trocar experiências e acompanhar as ações do executivo estadual.Além de conhecer as iniciativas para o desenvolvimento dos quatro cantos do estado, Renato Filho leva também sua experiência como prefeito e os avanços que Pilar teve durante sua gestão, consolidando e fortalecendo sua imagem, essas visitas são uma estratégia para que RenatoFilho se destaque enquanto gestor e eleve seu nome para o pleito que está por vir.
No sertão, Renato Filho esteve com os agricultores da região, mais especificamente os que vivem da agricultura familiar para vivenciar um pouco de suas experiências e levar as solicitações dos pequenos produtores às autoridades, lembrando que essa é uma categoria muito valorizada no Pilar, a merenda escolar é proveniente do cultivo do pequeno produtor e o Banco do Povo, criado por Renato Filho, fomenta essa modalidade de agricultura fomentando crédito sem burocracia para as famílias agricultoras.
Entender a agricultura familiar com um dos pilares indispensáveis para gerar emprego e renda, principalmente num estado que ainda valoriza os grandes produtores em detrimento dos pequenos – justamente por conta das famílias que controlam Alagoas e estão envolvidas com a agropecuária – é primordial mudar o cenário que estamos vivenciando, os pequenos produtores ainda sofrem com a negligência do estado, principalmente num período de pandemia e crise econômica.
Essa interação de Renato Filho com os alagoanos está surtindo efeito, e de um prefeito de uma cidade metropolitana pequena, que tem todo potencial para ser apenas sugada e explorada, como historicamente acontece com municípios do porte do Pilar, sua reputação alcança o patamar de um gestor que transformou um município e hoje conta com mais de 90% de aprovação da população. Isso com certeza abre portas para que sua candidatura ao governo seja bem sucedida, ele tem feito uma campanha consistente em cima de ações práticas, ou seja, o trabalho está ai concreto, para que todos possam ver e dar crédito a um potencial governador que pode expandir as ações municipais que tem executado para todo o estado.
Natal da FelizCidade
O maior natal de Alagoas é mérito do Pilar, em sua abertura no domingo (28) foi dado um show a parte. Partindo da estrutura montada para receber visitantes e moradores, disponibilizando inclusive ônibus para deslocar os moradores da parte alta do Pilar. A festacontou com show de luzes e pirotécnico, uma pista de patinação que remonta a ambientação do Natal no hemisfério Norte com 400m² que será inaugurada dia 06 de dezembro, Dia de Reis, além da chegada do Papai Noel que pousou de helicóptero no evento.
Um acontecimento dessa magnitude mostra que Pilar realmente alcançou seu potencial máximo, inserido novamente na rota do turismo alagoano e vencendo os índices de violência alarmantes e crescendo em infraestrutura, o Pilar está experimentando dias promissores com Renato Filho à frente da prefeitura, pondo em prática os ideais de sua mãe, Fátima Canuto, e trazendo para os pilarenses a sensação de valorização e crescimento.