O neuromarketing é uma área da ciência bem recente que vem sendo desenvolvida e aplicada com o objetivo de estudar e compreender os fatores que influenciam um consumidor na decisão de compra. Em nível de mercado, tem ajudado muitas marcas a se consolidarem e atingirem novos públicos, consequentemente, vendendo mais e crescendo. Isso não que dizer que a estratégia fique restrita às vendas, na opinião publica com relação à política e na influência de resultados nas pesquisas eleitorais, o neuromarketing vem sendo de extrema importância para ajudar a direcionar campanhas através da compreensão dos desejos, impulsos e motivações do eleitor ao escolher seu candidato nas urnas.
Com a finalidade de trazer essa tecnologia para o nordeste, a Brocaster Estratégia Política fecha parceria com startup Curitibana especializada em marketing político que está se preparando para utilizar o neuromarketing para a campanha eleitoral de 2022. A NNY Agency carrega o mérito de ter ganhado 40 campanhas eleitorais na ultima eleição utilizando inteligência artificial no combate às Fake News, instrumento muito utilizado desde a ascensãodas campanhas digitais com a finalidade de ludibriar os eleitores e influenciar o voto.
Explorando a tendência emocional do comportamento humano na tomada de decisões, o neuromarketing político vem justamente com essa proposta de aproximar o candidato do eleitor através de estímulos persuasivos que têm apelo afetivo, com uma linguagem que reflete simplicidade e força, na busca de construir um sentimento de aproximação e calor humano com a população, essa tecnologia vem para ajudar no desenvolvimento de campanhas que agreguem emoção e fujam do formato engessado que estávamos acostumados ao acompanhar longos discursos em palanques e trios, e scripts decorados na propaganda eleitoral transmitida na TV e na rádio.
De acordo com o CEO da agência, Júnior Ribas“utilizando a neurociência com o marketing queremos coletar dados e entender melhor o que deseja e motiva o eleitor a escolher determinado candidato”, disse. “Entendendo o que causa um sentimento negativo ou positivo a determinado produto ou candidato, poderemos criar e desenvolver campanhas que despertem o interesse do eleitor pelo candidato”, explicou.
É pensando justamente em modernizar a estratégia, seguindo a tendência da nova política e das campanhas digitais, que a Brocaster fecha essa parceria com uma empresa que já se consolidou no ramo através de uma ferramenta tão importante no combate a um dos maiores vírus lançados contra a democracia, as Fake News ganharam forças em 2018 e foram objeto para a corrupção, interferindo no pleno exercício da democracia e atrasando o progresso, agora com uma nova leva de jovens indo às urnas é importante ter em mãos instrumentos que ajudem no combate à desinformação e tecnologias que auxiliem a compreender como o eleitor vê o cenário político atual e quais suas reais necessidades, aquelas que vão além do voto de protesto por conta da insatisfação com os governantes.