Em suas mídias sociais, o deputado estadual Inácio Loiola (PDT) discordou da emissão da nota técnica elaborada pela Defesa Civil Estadual que vem alarmar a população de cidades alagoanas que margeiam o Rio São Francisco sobre o risco de cheia devido ao aumento da vazão, que inicia nesta quarta-feira (12) e segue até o dia 24.
De acordo com o parlamentar, a previsão de aumento da vazão é favorável para a navegabilidade naquela região que compreende as cidades de Piranhas, Pão de Açúcar, São Brás, Traipu, Belo Monte, Porto Real do Colégio e Pìaçabuçu, em razão da grande extensão do rio onde é possível ver muitas pedras e pouca água.
“As vazões defluentes serão gradativas e irão cobrir a região rochosa permitindo a navegabilidade no rio, assim como o desenvolvimento dos peixes e abastecimento de água. Neste momento, o que deve-se alertar são as ocupações e construções irregulares às margens do rio São Francisco”, afirmou Inácio Loiola.
Para o deputado Inácio, é importante acompanhar o cenário acerca do escoamento nos reservatórios das hidrelétricas de Xingó, em Alagoas, e de Sobradinho, na Bahia, e identificar a possibilidade de elevação das vazões para valores acima de 4000m³/s a depender da evolução do quadro de chuvas na Bacia, o que seria preocupante.
“Quanto ao plano de contingência e emergência ambiental, sempre houve essa preocupação para que haja em cada município uma equipe de pronta resposta, para ação imediata em casos inesperados”, finalizou o deputado.
Por Assessoria.