Reunião foi articulada pelo líder do governo na Câmara, vereador Siderlane Mendonça
O prefeito de Maceió participou de um almoço com os vereadores da bancada governista da Câmara de Vereadores de Maceió, nesta quinta-feira (3), na capital.
O tom da reunião foi o alinhamento de ações entre os poderes Executivo e Legislativo, para que a gestão continue executando avanços em todas as áreas da capital, atendendo às necessidades e anseios da população.
O prefeito JHC enalteceu o trabalho da Mesa Diretora, que permitiu inovações e conquistas, relembrou realizações do primeiro ano à frente do Município e prometeu empenho e parceira para novos investimentos, em 2022.
“O primeiro ano de gestão, apesar de muito planejamento, foi um ano de muita entrega. Na série histórica, foi o ano em que mais se investiu em Maceió, totalizado a quase 200 milhões de reais. Isso também é fruto do acompanhamento do trabalho feito também pela Câmara de Vereadores, que é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas para a nossa cidade. Conseguimos aprovar o ‘Bolsa Escola Municipal’, o ‘Passe Livre’, o orçamento municipal – que nos deu condição de executar essas políticas públicas – entre outros projetos importantes. Esse ano, sem dúvida alguma, a tendência é que os trabalhos legislativos sejam ainda maiores e que essa relação se fortaleça ainda mais. Sempre visando a população”, destacou.
Articulação
A reunião foi articulada pelo líder do governo na Câmara, vereador Siderlane Mendonça. O edital explicou que a aproximação entre os poderes é essencial para garantir que o interesse comum, da população, seja alcançado de forma célere e ampla. Para ele, esse bom relacionamento institucional potencializa as ações promovidas pelo poder público e beneficia a cada cidadão.
“Nesta gestão da Mesa Diretora nós conseguimos, com muito trabalho e diálogo, criar um bom ambiente entre os vereadores, para que a Casa fosse fortalecida e a gente pudesse exercer o mandato com mais eficácia, garantindo que o interesse da população – a quem representamos – fosse garantido da melhor forma. Isso aplacou um clima de ânimos acirrados que existiu em outras gestões e permitiu o estreitamento das relações com a Prefeitura. Hoje, com a maioria da bancada, conseguimos avançar em muito, em diversas ações e projetos. Isso, também, graças ao apoio que encontramos do prefeito JHC, que tem uma mentalidade política inovadora, como a Câmara. Enquanto líder do governo na Casa, continuarei trabalhando para que o povo ganhe sempre”, esclareceu.
Harmonia
O presidente da Câmara, vereador Galba Netto relembrou que a harmonia entre os poderes não é um impeditivo à independência entre os mesmos. Ressaltou, ainda, que o bom relacionamento dessas instituições favorece um meta única: fomentar políticas públicas e ações para a população da capital.
“Quando você passa a ter essa relação institucional entre Legislativo e Executivo, logicamente cada um com suas características e exigências demandadas a cada poder, os poderes passam a ter alguns desafios e situações em que pode não haver um entendimento inicial. Mas quando há um objetivo comum – que é melhorar a qualidade de vida da população e fazer com que ela se sinta bem representada – isso faz com que a gente consiga superar as adversidades e chegar ao melhor entendimento. É isso que a gente tá vendo acontecer em Maceió. Foi um primeiro ano extremamente desafiador, com situações que poderiam travar ações, mas a gente fez muita coisa acontecer, por conta dessa parceria e do entendimento entre Legislativo e Executivo”, reforçou.
Interlocução
Um indicativo dos avanços a serem executados é a destinação de uma representante da Secretaria Municipal de Governo, que vai acompanhar as sessões na Câmara de Vereadores, ofertando suporte consultivo aos vereadores. A assessora técnica da SMG, Anna Albuquerque, detalhou que esse trabalho deve contribuir para uniformizar as ações, de forma inovadora.
“Todos os trabalhos, tanto da Secretaria de Governo, quanto da Prefeitura, do prefeito JHC e da Câmara, por intermédio do presidente e da nossa liderança, que é o Siderlane, estão voltados para a união entre os poderes, de forma a harmonizar os poderes, em prol do cidadão. A partir de agora a SMG vai acompanhar as sessões e, nos momentos de votação, auxiliaremos os vereadores com as mensagens que a gente gostaria de unir. Então, vai ser um trabalho de interlocução e de apoio do poder Executivo, dentro da Casa legislativa. Esse modelo funciona muito em Brasília. Em Alagoas, estamos fazendo de forma pioneira para desenvolver esse relacionamento, que antes da gestão JHC não existia de forma positiva”, explicou.