publicidade

Pesquisar

Ouvidoria do SUS recebe certificado de Acreditação Institucional da Fiocruz

 

A Ouvidoria do SUS de Maceió recebeu nessa quarta-feira (6), na sede da Secretaria de Saúde (Centro), o certificado de participação no processo de Acreditação Institucional das Ouvidorias do SUS. O reconhecimento se deve ao fato da Ouvidoria de Maceió ser a primeira, entre as 24 Ouvidorias do país a cumprir todas as etapas do processo que resulta na concessão do Selo de Acreditação Institucional. A iniciativa é uma parceria da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Fernando Bessa, pesquisador da Fiocruz e coordenador do projeto de Acreditação Institucional, destaca que o fato de Maceió ter sido a primeira Ouvidoria participante do processo a cumprir todas as etapas representa um incentivo a outras entidades. “Essa resultado comprova a competência e excelência do serviço prestado pela Ouvidoria de Maceió. Estamos trabalhando com 24 Ouvidorias estaduais, municipais e hospitalares por todo o Brasil e Maceió saiu na frente e completou sua autoavaliação, avaliação externa e a acreditação propriamente dita”, destaca.

A Ouvidoria do SUS de Maceió é reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma das mais bem-sucedidas experiências na área de ouvidorias do país. O órgão vem fazendo a diferença no Município, consolidando seu papel como um dos principais canais de articulação entre o cidadão e a gestão pública de saúde. A Acreditação Institucional visa integrar as ouvidorias num sistema com alto padrão de qualidade para ser referência em desempenho e resolutividade.

Josiene Moreira, Ouvidora do SUS, fala sobre a emoção de receber esse reconhecimento. “Não foi um processo fácil, foi muito a se enfrentar, mas é uma sensação maravilhosa poder receber esse certificado que representa não só um respeito a ouvidoria de Maceió, mas todas do Brasil, que são importantes canais de comunicação com os usuários. Somos a primeira do Brasil a receber essa aprovação, estamos muito felizes”, comemora.

Ascom SMS.

VEJA TAMBÉM