publicidade

Pesquisar

Rodrigo e Jó realizam encontro com mulheres sobre maior participação feminina nos espaços de decisão

 

Aberto ao público, evento acontece nesta quinta-feira (28) e conta também com apresentações artísticas

A presença da mulher na política e nos demais espaços de decisão, como mola propulsora de uma mudança cultural e do fortalecimento da democracia, e a construção de políticas públicas fundamentais para o avanço de Alagoas são os temais centrais do encontro marcado entre o pré-candidato ao governo estadual Rodrigo Cunha (União) e a deputada estadual e pré-candidata a vice-governadora Jó Pereira (PSDB), com mulheres de diversos segmentos. Aberto ao público, o encontro acontece nesta quinta-feira (28), 18h, no Ritz Lagoa da Anta, em Maceió.

Intercalado por apresentações artísticas, o evento organizado pelo União Brasil (UB) terá como palestrante Amanda Brito, representante do Movimento Mais Mulheres na Política. Ela é bacharel em Relações Internacionais; especialista em Negociações Econômicas Internacionais e Neurociência; consultora em cultura organizacional; mentora e palestrante nas áreas de diversidade e inovação política.

“Vamos realizar um grande evento para somar esforços em defesa de políticas reais, verdadeiras e efetivas em defesa da causa feminina em nosso estado. Alagoas precisa, de verdade, de iniciativas públicas eficazes, firmes e permanentes de valorização, combate à discriminação, respeito, oferta de oportunidades e sobretudo de dignidade para todas as alagoanas”, disse Rodrigo Cunha.

“Nós, mulheres, continuamos sendo sub-representadas nos espaços de poder e de decisão, o que se reflete no fato de não termos ainda nossas vozes, nossas necessidades ecoadas como deveriam. Precisamos de união para, juntas e juntos, garantirmos políticas públicas de Estado, em todas as áreas, com um olhar feminino e voltadas às mulheres, pois isso beneficia toda a sociedade que, na maioria das vezes, tem na mulher o alicerce de seus núcleos familiares e de convívio. Precisamos discutir e colocar em prática propostas que acelerem as conquistas políticos-sociais femininas, essenciais para construção de um mundo mais justo, com menos desigualdade e violência de gênero, sob todos os aspectos”, afirmou Jó Pereira.

*Causa feminina*

Rodrigo tem atuado de modo contundente na defesa da causa feminina. No Senado, conseguiu a aprovação de um projeto de sua autoria que prevê o aumento no número de Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher. Rodrigo também foi o relator da Lei que tipifica o crime de perseguição (conhecido como stalking), infelizmente muito comum contra as mulheres. Além destas ações, o senador alagoano também destinou recursos de emendas para entidades que atuam na defesa dos direitos da mulher e também em projetos que buscam a autonomia financeira feminina.

Já na Assembleia Legislativa de Alagoas, Jó Pereira se destaca como uma das mais atuantes parlamentares em defesa dos direitos da mulher, tendo aprovadas leis efetivas no sentido de modificar positivamente as vidas das alagoanas e de seu núcleo familiar, como a criação do Fundo de Combate ao Câncer; a Lei do Jovem Aprendiz Alagoano, possibilitando o ingresso de milhares de jovens no mercado de trabalho; a Lei do parto humanizado; a lei que garante a presença de doulas nos hospitais e maternidades; e a lei que auxilia investigações sobre estupro de vulnerável, determinando a comunicação compulsória ao Ministério Público, por cartórios, hospitais e maternidades, sobre os registros de nascimento realizados por mães ou pais menores de 14 anos.

Jó também é autora do Orçamento da Criança e do Adolescente (OCA); da Lei dos Produtos Artesanais, que regulamenta e desburocratiza a produção e comercialização de produtos artesanais comestíveis; e da lei assegurando a pessoas com deficiência visual a adequação de condições especiais para realização das provas. A parlamentar articulou ainda a aprovação do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA); e é conselheira do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), no qual sempre defendeu a adoção de políticas públicas de Estado para o efetivo combate à extrema pobreza.

A parlamentar é uma das mais importantes porta-vozes na luta por uma maior participação feminina nos espaços de tomada de decisões, já tendo organizado várias iniciativas e encampado inúmeras proposições, abrindo caminhos para um presente e futuro com paridade de gênero e equidade racial. Como reconhecimento de seu trabalho, entre outros destaques, Jó Pereira foi a única alagoana escolhida, em 2020, entre as 20 entrevistadas brasileiras pelo projeto Emergência Política Mulheres. Coordenado pelo Instituto Update, o projeto ouviu 120 parlamentares e estudiosas de seis países sobre as transformações no poder criadas pelas mulheres ao ingressar na política.

Já recentemente, Jó assinou a carta de compromisso apresentada pelo Grupo Mulheres do Brasil às candidatas de todo o país nas eleições deste ano. Movimento suprapartidário, o grupo é presidido pela empresária Luiza Trajano, com quem a deputada se reuniu, em Maceió, em maio deste ano, discutindo o estímulo à participação feminina na construção de um país melhor.

VEJA TAMBÉM