publicidade

Pesquisar

Com a saída de George Santoro, economista Renata Santas assume a pasta da Fazenda do Estado de Alagoas

Na manhã desta segunda-feira (13), o Governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB) anunciou em coletiva de impressa a substituição de George Santoro na pasta da fazenda pela secretária Renata dos Santos, que ocupava  a pasta de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o secretário que esteve ao lado de Renan  Calheiros Filho por sete anos, se manteve na gestão tampão e na reeleição de Dantas seguirá para uma nova missão, agora em Brasília, o ex-secretário da fazenda deverá agora assumir a Secretaria Executiva do Ministério dos Transportes ao lado de Renan Filho.

Renata é economista e amiga de Santoro, portanto, foi recomendada por ele para o cargo, ela assumiu a Seplag no primeiro governo de Dantas, em maio de 2022, já após a reeleição, assumiu a coordenação da equipe de transição do governo e foi a coordenadora, também, da Lei Delegada que promoveu mudanças na estrutura do governo, antes de coordenar a Seplag foi secretária especial do Tesouro por seis anos. No lugar da economista foi nomeado Gabriel Albino Ponciano, que já exerceu o cargo de secretário especial de Planejamento e Orçamento da Seplag por três anos e atualmente está executando o Plano Plurianual (PPA), apontado como um dos mais modernos do país.

Dantas fez elogios à equipe de George Santoro e garantiu que a política fiscal do Estado continuará a mesma. “Ele fez um excelente e extraordinário trabalho. E eu sou extremamente grato pelo que fez, a transformação na equipe econômica, sempre alinhada com os servidores. George cumpriu uma missão importante na Sefaz e completou um ciclo que trouxe equilíbrio fiscal, tornando o Estado que mais investe com recursos próprios, reduzindo a dívida pública e valorizando os servidores”, declarou o governador.

Ainda de acordo com o governador, a nova secretária da Fazenda, Renata dos Santos, teve um papel importante durante sua primeira passagem pela Sefaz – entre 2015 e 2022, como Secretária Executiva do Tesouro Estadual – e, posteriormente como Secretária da Seplag, onde foi responsável pela modernizando a gestão fiscal e reestruturando o Estado, além de coordenar a execução da Lei Delegada.

“Renata tem um currículo invejável e sua competência é mais que comprovada, sendo uma das principais responsáveis – ao lado do Santoro – pela modernização fiscal do Estado, que possibilitou Alagoas a arrecadar mais, diminuir sua dívida e ampliar a capacidade de investimento, colocando Alagoas no topo da lista dos Estados, proporcionalmente, que mais investiram sua receita corrente líquida em 2022. Ele [Gabriel Albino] é um dos nossos melhores quadros. Vamos, agora, levar o Estado de Alagoas para um caminho próspero, que diminua desigualdades e que tenha capacidade de investir”, concluiu o governador.

VEJA TAMBÉM