O Instituto Paraná Pesquisa divulgou nesta terça-feira (18) uma pesquisa que mostra a situação eleitoral do executivo municipal para as eleições de 2024. Além disso, mostra o percentual de satisfação diante da gestão do atual prefeito de Maceió, JHC (PL), bem como do Governo do Estado e Executivo Federal.
Na situação eleitoral, JHC sai disparado na frente como preferencia do eleitorado maceioense, seja na espontânea ou nas estimuladas. No cenário espontâneo, quando não é dada nenhuma alternativa para resposta, JHC conta com 23,3% das intenções de voto, em segundo lugar com 1,1%, eleito deputado federal em 2022 e principal rival de JHC nas ultimas eleições para o executivo municipal em 2018, Alfredo Gaspar (União Brasil), já o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD), aponta em terceiro com apenas 1% das intenções, 62,1% não sabe ou não respondeu.
Nas estimuladas são apresentados dois cenários, no cenário 1, JHC lidera com 48,4%, o segundo colocado segue sendo Alfredo Gaspar com 18,3%, Rui Palmeira ocupa novamente a terceira colocação com um percentual de 8,6%. No segundo cenário JHC tem ainda mais vantagem frente aos oponentes, 49,5%, seguido por Gaspar, 17,5%, Rui palmeira perde o posto para o deputado federal pelo Progressistas, Delegado Fábio Costa, que aponta com 10% a frente do ex-prefeito, em quarto lugar com 8,6%.
Quanto à avaliação da gestão municipal, JHC mostra que o trabalho realizado em seu governo tem surtido muito efeito no bem estar do maceioense, o que se reflete em uma aprovação de 74,1% dos entrevistados, dando largas brechas para que o atual prefeito conte com sua reeleição em 2024 logo no primeiro turno.
Já nos cenários do executivo estadual e federal os índices se mostram um tanto apertados. Na avaliação do Governo do Estado, a gestão de Paulo Dantas (MDB) conta com uma aprovação de 49,9%, enquanto 45% o desaprova, esses números mostram que, mesmo tendo “complementado” o governo de seu antecessor, o agora Ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho, o governo de Dantas não tem alcançado bons níveis de aceitação do eleitor, em mais de 100 dias de seu mandato, sua gestão deveria ter certo avanço, afinal, compreende-se que o governador, que não é mais tampão, agora tem autonomia para gerir o estado e sair da bolha que vivia enquanto comandava Batalha e adjacências.
Vale constatar o contraste entre o executivo estadual e municipal, opositores, JHC tem saído a frente do próprio governador no sentido da liderança, gestão e consequente aprovação do eleitorado, levando em conta também que na capital alagoana está concentrado o maior colégio eleitoral do estado, algo que afeta diretamente os resultados avaliativos do Governo do Estado.
No Governo Federal, o presidente Lula (PT) ainda enfrenta a polarização que o insere num cenário praticamente dividido que remete ao resultado das eleições presidenciais, Lula tem uma aprovação de 51,5% frente à desaprovação de 45% dos entrevistados.
A pesquisa foi realizada com uma amostra de 800 eleitores do município de Maceió entre os dias 13 e 16 de abril de 2023. A amostra atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais.