Faltando pouco mais de um mês para fechar o primeiro semestre do governo Lula (PT) o Paraná Pesquisas divulga os dados referentes à opinião pública diante da atuação da gestão federal nesse período. A apuração foi realizada com um total de 2.023 entrevistados em todo território nacional, entre os dias 16 e 21 de maio.
A pesquisa que mede a aprovação da administração federal ocorreu de forma estimulada e o governo Lula obteve uma aprovação de 54,1% da entrevistados contra 34,9 dos que desaprovam, 6,5% não sabe ou não opinou. Já na pesquisa que mede a expectativa da população o Paraná Pesquisas perguntou “O Presidente Lula está indo melhor, pior ou igual ao que o(a) Sr(a) esperava?”, em resposta, 29% considera que o atual presidente está tendo um melhor desempenho, 38% acha que está igual às gestões anteriores do mandatário, 27,6% avaliam que a gestão atual está pior, 5,4% não souberam ou não quiseram opinar.
O Paraná Pesquisas mediu também a percepção quanto a situação econômica após o Presidente Lula assumir o Governo, 26,8% dos entrevistados consideram que a sua situação financeira e da sua família está melhor, 45,4% avaliam que está igual a antes, 25,8% responderá que consideram sua situação econômica pior, já 2% não souberam responder ou não opinaram.
Num quadro geral, em pouco tempo de gestão, o presidente Lula ainda colhe uma boa aprovação, a situação permanece ainda polarizada, visto que, em números, Lula agrada pouco mais da metade da população Brasileira, mas ainda é relativamente cedo para esperar grandes mudanças.
A amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os Resultados gerais. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,4 pontos percentuais para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 866 entrevistas, 4,3 pontos percentuais para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 549 entrevistas, 5,6 pontos Percentuais para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 315 entrevistas e 5,8 pontos percentuais para o estrato da Região Sul, onde foram Realizadas 293 entrevistas.