publicidade

Paraná Pesquisas: JHC é o preferido do maceioense para 2024, já Arthur Lira e Renan Calheiros amargam com imagem negativa

 

O Paraná Pesquisas divulgou nesta quinta-feira (28) os números que denotam a opinião pública do maceioense com relação à avaliação das administrações municipal, estadual e federal, bem como a situação para o executivo municipal em 2024. A pesquisa foi realizada no município de Maceió com uma amostra de 820 eleitores consultados entre os dias 13 e 17 de julho.

Para a prefeitura de Maceió em 2024 o eleitor tem preferência disparada pelo atual prefeito da capital, JHC, que na pesquisa espontânea surge com 22,7% do eleitorado consultado, adversários diretos como Rui Palmeira (1%), Ronaldo Lessa (0,7%) e Alfredo Gaspar (0,6%) têm um longo caminho para alcançar a popularidade do atual prefeito, ao menos na capital.

Isso é notável no cenário estimulado onde JHC tem 52,4% contra 12,2% de Ronaldo Lessa, Rui Palmeira com 11,8% e Dr. Wanderley com 4,6%, Gaspar, que foi adversário direto na eleição de JHC não é citado na estimulada. JHC dispara na frente também nos cenários de competição direta com os adversários ultrapassando os 60% das intenções contra todos os oponentes.

No quesito rejeição para a prefeitura de Maceió em 2024 o eleitorado não votaria de jeito nenhum em Ronaldo Lessa (35,7%) caso fosse candidato, Rui Palmeira aparece logo em seguida com 30,2%.

Avaliação de imagem

A pesquisa consultou também a população com relação à imagem de alguns políticos alagoanos em evidência. O presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira, aparece com uma avaliação negativa, sendo 45% do eleitorado opinando ter uma imagem negativa do parlamentar contra 30,9% dos que afirmam ter uma imagem positiva.

O Senador Renan Calheiros amarga um percentual ainda pior, 51,6% dos maceioenses têm uma imagem negativa do político, apenas 34,4% o enxergam positivamente. Já o Senador Rodrigo Cunha vem na contramão, o político arapiraquense possui boa imagem na capital e é visto positivamente por 47,1% da população.

Diferente do pai, o também senador Renan Filho tem ganhado a simpatia do eleitorado como Ministro dos Transportes no Governo Lula e ganha visibilidade positiva de 50,2% dos maceioenses, disparando a frente no comparativo de popularidade entre os políticos avaliados.

Avaliações municipal, estadual e federal

No âmbito municipal JHC colhe novamente os louros da aprovação de sua administração, de acordo com a pesquisa, 74,6% dos maceioenses aprovam a gestão e o prefeito da capital mais uma vez mostra que o assíduo trabalho da prefeitura tem reflexo no bem estar da população.

Já para o executivo estadual o cenário não se repete, mesmo com uma pequena diferença, o resultado ainda é o desaprovação, são 48,5% dos Maceioenses que desaprovam a gestão estadual contra 46,5% que aprovam. Um cenário que se opõe à aprovação do governo Lula, no qual o estado de Alagoas é uma das bases de apoio, a gestão federal, por sua vez conta com 51,7% da aprovação do eleitor de Maceió, contra 44,6% dos que desaprovam.

JHC do Povo

O prefeito de Maceió tem se mostrado muito bem nas pesquisas desde o início da gestão, além de subir degraus na aprovação popular de sua administração, aparece muito bem cotado para qualquer cargo público que o anunciem, bem sabe que JHC pretende tocar os trabalhos a frente do executivo municipal e sua trajetória no legislativo construiu um excelente alicerce para isso, porém, apesar disso, ainda é cedo para trilhar o destino do jovem prefeito no ano que vem, na política muitas águas podem rolar por debaixo da ponte, a única certeza que o maceioense tem é de que pode contar atualmente com um gestor bem preparado.