publicidade

Pesquisar

Comitê para garantir alfabetização dos brasileiros é instituído pelo MEC

Duas importantes frentes foram instaladas pelo MEC no final de julho para garantir a Gestão e Governança do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, sendo eles o Comitê Estratégico Nacional do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Cenac) e a Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).

A posse dos membros do Cenac foi dada pelo ministro Camilo Santana que, em sua fala, enfatizou que a educação se trata de um direito assegurado pela constituição e é essencial que haja um engajamento de estados e municípios para garantir a alfabetização dos brasileiros.

“Eu defendo que políticas educacionais não podem ser políticas de governo; devem ser políticas de Estado, para que, independentemente de quem seja governante, elas continuem. E a sociedade precisa se empoderar disso”, afirmou o ministro.

O Comitê Estratégico Nacional do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem o objetivo de garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental; além de recompor as aprendizagens das que foram afetadas pela pandemia.

VEJA TAMBÉM