publicidade

Ministro da Casa Civil, Rui Costa, destaca que licenciamento para a mineração da Braskem é estadual e fala em pacto de governança

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, foi o porta-voz da reunião ocorrida na manhã desta terça-feira no Palácio do Planalto em Brasília. O encontro reuniu o prefeito de Maceió, JHC; o governador de Alagoas, Paulo Dantas; o presidente da Câmara, Arthur Lira; e os senadores Rodrigo Cunha e Renan Calheiros. O ministro dos Transportes, Renan Filho, também participou. “

 

“Estamos falando de uma mina que foi permitida a exploração por uma Agência Nacional de Mineração e licenciada ambientalmente, durante décadas, por vários gestores que passaram à frente do Estado. O licenciamento é estadual”, enfatizou o ministro.

 

Ficou definido que será realizado um pacto de governança, deixando de lado as arestas políticas, para que Município, Estado e Governo Federal trabalhem juntos na busca de soluções. Além de novas moradias, os três entes estudam o pagamento de auxílios a pescadores e marisqueiros atingidos com a possível contaminação da lagoa Mundaú, estudos de impacto ambiental na região da mina 18 (incluindo a lagoa), linhas de microcrédito e habitacionais para pessoas que perderam casas e empreendimentos.