Uma médica recém formada, com 27 anos de idade, cursando pós graduação em terapia do sono, e apenas um ano e meio de experiência na gestão pública. Esse é perfil da nova titular estadual de Planejamento e Gestão, que tem nas mãos o controle dos R$ 24,1 bilhões destinados para o orçamento de Alagoas de 2024, sendo 70% da Receita Corrente Líquida já comprometidos com dívidas contraídas pelo Governo do Estado. Paula Dantas, recém empossada como super secretária da atual gestão, é filha do governador, Paulo Dantas.
Paulo anunciou pelas redes sociais a nomeação da filha, que antes de pegar a mais importante pasta da administração, era secretária de Primeira Infância. A indicação causou espanto até no mundo político, pois Planejamento costuma ser uma área estratégica, normalmente ocupada por técnicos que dominam as complexidades do funcionamento da máquina pública.
Recentemente o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, também nomeou o filho, Filipe Mello, para a Casa Civil. Porém, após ações populares e muitos protestos, a Justiça catarinense barrou a posse. A legislação proíbe a prática do chamado nepotismo, que consiste em nomear, contratar ou beneficiar parentes na gestão pública.