publicidade

Pesquisar

Governador Paulo Dantas mente ao divulgar redução da violência em Alagoas

Dados divulgados em estudos recentes mostram que o estado está mergulhado em uma crise de segurança pública

Contrariando as declarações do Governo do Estado que apontaram melhorias na segurança, Alagoas está léguas de distância de superar o problema da violência. O início da governança de Paulo Dantas (MDB) deu também a largada para um crescente número de assassinatos no estado, com seu estopim em 2023, que registrou 36,2 mortes por 100 mil habitantes e inseriu Alagoas em um vergonhoso ranking: o terceiro estado mais violento do país, dados levantados pelo Monitor da Violência, do portal g1.
A sensação de insegurança do alagoano, portanto, só tem aumentado, em especial para as mulheres, aqui as taxas de feminicídio decolam e também em 2023 alcançou a segunda colocação como o estado mais violento para mulheres no Nordeste, contabilizando 1,9 caso por 100 mil habitantes (dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública).
Trazendo dados gerais, o estado registrou ano passado 1.131 mortes e taxa de crimes acima da média brasileira (19,2), o estudo realizado em parceria com o Fórum Brasileiro em Segurança Pública (FBSP) e o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP), leva em conta dados de vítimas de homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte.
O cerne da questão é que o aumento do contingente policial por si só não é suficiente para garantir efetividade na segurança pública, e mesmo que fosse, nem para essa questão o Estado tem dado prioridade, falta planejamento e ações integradas para o combate efetivo da criminalidade no estado.
Diversas denúncias têm sido feitas tanto pela corporação de Polícia Militar quanto por parlamentares, como o Deputado Federal Fábio Costa (PP), que dão conta da negligência e descaso do Governo de Alagoas com os agentes e também com a contratação de novos policiais, que estão há mais de um ano em um curso de formação, sem previsão de efetivação. Mesmo contando com mais policiais militares do que a média nacional, Alagoas ainda é um dos estados mais violentos do Brasil.
O Delegado Fábio Costa fez questão de, em suas redes sociais, apontar para esta atitude do Governador Paulo Dantas.
“Faz muito tempo que eu venho denunciando praticamente sozinho que o governador Paulo Dantas mente na cara de pau acerca da real situação da violência no nosso estado. (…) A taxa de homicídios de Alagoas foi maior de estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, mas podem ter certeza que o governador vai dizer que essa matéria divulgada no G1 está errada e que nós devemos acreditar mesmo é nos números fabricados pelo governo do estado. Toda semana Alagoas aparece no noticiário nacional por conta de crimes gravíssimos de acordo com o governo.”.
No fim das contas a gestão de Paulo Dantas vem tentando mascarar um problema gravíssimo que afeta, não apenas os atingidos diretamente pela violência, mas seus familiares e a população que se vê impotente e em perigo constante. É no mínimo triste e vergonhoso amargar por tantos anos em meio a uma estatística pela qual a administração dá de ombros para cuidar apenas de interesses voltados à “politicagem”, afinal, o medo e a violência são uns dos artifícios de controle de uma população, principalmente se tratando de um grupo político que preza pelo poder e mais nada.

VEJA TAMBÉM