publicidade

Pesquisar

Vexame: Paulo Dantas fez coletiva para anunciar Ideb, porém indicador só ficará pronto em junho

Governador divulgou uma notícia sem confirmação e convidou Rafael Brito para dividir palco

Há dois dias o governador Paulo Dantas convidou a imprensa para uma coletiva que se mostrou no mínimo inverídica: ele anunciou o crescimento de Alagoas no ranking do Ideb, indicador que mede o desempenho da educação. Porém, o Ministério da Educação (MEC) não disponibilizou os dados em seus canais oficiais, como sempre acontece quando o índice é divulgado. Nenhum veículo de comunicação, de nenhum estado ou cidade brasileira trouxe a notícia esta semana. E o motivo é simples: o Ideb não está finalizado. O principal indicador do MEC ainda está em construção, faltando dados de diversas escolas e analisando milhares de recursos de outras. Só estará pronto, provavelmente, em junho.

Curiosamente, Paulo chamou para o “anúncio” o deputado Rafael Brito, pré-candidato apoiado por ele e por Renan Calheiros para a prefeitura de Maceió. Coube a Rafael atacar a gestão da capital, por um suposta estagnação da cidade. Como ex-secretário de Educação, porém, Rafael sabe que o Ideb não foi concluído e, portanto, propagou uma informação falsa para a população.

Alagoas amarga historicamente alguns dos piores indicadores do país em educação. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que o estado fechou 2023 como o campeão brasileiro de analfabetismo, com 14,2% da população sem ler ou escrever. A mesma PNAD revelou que Alagoas tem uma das piores médias por sequência de anos de estudo, com apenas 8,8. Isto quer dizer que o Estado é um dos que menos conseguem manter os alunos matriculados na escola.

VEJA TAMBÉM