O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), participou, nesta quinta-feira (9), da cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço que dará início à construção do Trecho V do Canal do Sertão Alagoano, em São José da Tapera (AL). A obra faz parte da transposição do rio São Francisco.
Também participaram do evento o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros de Estado, o governador alagoano, Paulo Dantas (MDB), e diversas outras autoridades.
O Trecho V do Canal irá se estender do Km 123 ao Km 150, abastecendo milhares de famílias residentes nos municípios de São José da Tapera, Monteirópolis (AL) e Olho D’Água das Flores (AL).
Durante seu discurso, o presidente Lula fez elogios a Arthur Lira. “Quando eu ganhei as eleições, diziam que eu iria ter dificuldade de governar porque o Arthur Lira era o presidente da Câmara”, disse. “Quis Deus que eu tivesse um alagoano na presidência da Câmara, que me ajudou muito. Porque nós começamos a governar antes de tomar posse, porque foi ele que coordenou, junto com o Rui Costa e com o (Fernando) Haddad a PEC da Transição”, acrescentou.
Lula disse ainda que é grato ao presidente da Câmara porque até hoje o governo teve todos os projetos de seu interesse aprovados na Câmara. “Conseguimos aprovar todos os projetos que mandamos em uma demonstração clara de que as nossas diferenças ideológicas não são levadas em conta quando é interesse de homens, mulheres e crianças que nasceram neste país”, disse Lula.
Durante sua fala, Lira destacou a necessária união da classe política em favor do avanço do Canal do Sertão e das demandas em defesa do povo de Alagoas e do Brasil. O presidente da Câmara pediu apoio do governo federal para a execução da maior obra de irrigação do Canal do Sertão: a construção de um perímetro irrigado de 10 mil hectares entre São José da Tapera e Senador Rui Palmeira (AL), um dos focos da atuação parlamentar de Arthur Lira.
“Esta é a maior obra de irrigação do Canal do Sertão, que será fundamental para a produção de alimentos da agricultura familiar e para a economia alagoana. Queremos seu apoio, presidente, para a realização deste perímetro irrigado, e contamos com sua presença de volta a Alagoas para entregarmos esta obra a nosso povo”, afirmou Lira.
O presidente da Câmara dos Deputados ainda destacou inúmeros investimentos que garantiu para o sertão alagoano por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e de emendas parlamentares.
“São recursos que asseguramos e que estão levando água para a zona rural de Água Branca, Delmiro Gouveia e Pariconha. Destinamos recursos para a construção de novas adutoras em Canapi e Inhapi e construímos a adutora do Piau, em Piranhas. Seguiremos com este trabalho de luta pelas demandas alagoanas e sertanejas”, destacou o presidente da Câmara.