O deputado federal Arthur Lira (PP) afirmou nesta quarta-feira (28) que pretende entregar, até o fim do mês de junho, o relatório sobre a proposta que prevê a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda de R$ 2.824 para R$ 5 mil.
Lira deu a declaração após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na sede da pasta, em Brasília. O ex-presidente da Câmara foi formalizado relator da proposta em maio.
“A gente tinha a previsão de fazer uma conversa com o ministro Haddad a respeito do projeto de Imposto de Renda. Trouxe ao ministro as preocupações e ele pode, junto com a assessoria dele, também colocar de maneira objetiva a visão da Fazenda e as dúvidas sobre o caminho que vamos trilhar”, explicou Lira à imprensa, reunida no ministério.
“Vamos tentar construir, por esses dias, com a chegada de informações — mesmo que parciais, precisando ser complementadas pela Receita — uma base de cálculos pra ver se há como a gente seguir na forma como o governo propôs a compensação, ou se a gente pode alterar”, prosseguiu o deputado.
A previsão para uma entrega do relatório é em 27 de junho. “Se possível, a gente tem um texto para ser apresentado”, detalhou Lira.
O parlamentar afirmou ainda que, se não houver compensação para estados e municípios, o projeto não deve passar no Congresso.
“Penso que não teria nem apoio mínimo na Câmara nem o Senado se tiver a perspectiva ou a ilação de que estados e municípios estariam perdendo recursos e receitas”.