publicidade

Rachado: Antes do julgamento do TSE, aliados de Jadson Lessa “brigam” por secretarias

Mesmo antes de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgar a candidatura de Jadson Lessa, o “Pezão” (PTB), que concorre à Prefeitura de São Miguel dos Milagres, os aliados do candidato já estariam disputando entre eles quem assumiria os cargos de secretários e outros postos no serviço público. De acordo com informações que circulam na cidade, a possível disputa teria feito um “racha” no grupo de apoiadores do Pezão.

 

No último dia 15, o juiz Douglas Beckhauser de Freitas, da 12ª Zona Eleitoral, indeferiu a candidatura de Jadson Lessa. Conforme decisão proferida pelo magistrado, houve a constatação de que Jadson Lessa é irmão da atual vice-prefeita de Milagres, Cristiane Lessa Santos Lima, tornando a candidatura ilegal.

 

O juiz eleitoral explicou ainda na sua decisão que Lessa não pode se candidatar porque a irmã dele substituiu o prefeito Rubens Felisberto, o Bureco Ataíde (MDB), no dia 10 de junho. Na ocasião, Bureco havia se afastado temporariamente do cargo em razão de tratamento de saúde.

 

Conforme o parágrafo sétimo do Capítulo IV da Constituição, “se um familiar do candidato for prefeito, mesmo eu por um dia, dentro de seis meses que antecedem a eleição, tal candidato será impugnado”.

 

TERÁ NOVO JULGAMENTO – Após a decisão do magistrado da 12ª Zona Eleitoral, a defesa de Jadson Lessa contestou e obteve o deferimento da candidatura, em setembro passado. Mas o caso vai a novo julgamento. Isso porque cabe recurso como aconteceu nos casos do Dr. Washington, em Matriz do Camaragibe, e da Nenê do Dino, em Milagres. Ambos ganharam, mas não assumiram.

 

PODE GANHAR, MAS NÃO ASSUMIR – Pode até ganhar a eleição, mas não vai assumir. Isso já aconteceu em pleitos passados. Exemplo disso foi o caso do Dr. Washington que ganhou, mas não assumiu à Prefeitura de Matriz do Camaragibe, porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu a candidatura dele por ter as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), quando prefeito da cidade, entre 1993 e 1996. Outra situação é a da Josinete Braga, esposa de Dino Apolinário. Conhecida como Nenê do Dino, ela ganhou, mas também não assumiu o cargo, em São Miguel dos Milagres. E isso deve acontecer com Jadson Lessa (PTB) também em Milagres.